CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Congresso de Anestesiologia recebe 2 trabalhos da Medicina

Apresentações no maior evento nacional da especialidade se dão por meio de pôsteres


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Congresso de Anestesiologia recebe 2 trabalhos da Medicina
Estudos do curso de Medicina ganham destaque nacionalmente
Foto: Cedida Congresso de Anestesiologia recebe 2 trabalhos da Medicina
Médica Juliana Carneiro apresenta pesquisa, em Aracaju


O curso de Medicina da Unoeste participou, com dois pôsteres, do 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, que ocorreu recentemente em Aracaju (SE). É o maior evento brasileiro da especialidade. Os trabalhos apresentados são “Concordância do monitoramento não invasivo da hemoglobina pelo CO-oxímetro de pulso (SpHb) com a medição invasiva do laboratório” e “Avaliação da vigilância em anestesiologia após um plantão de 24 horas”.

O primeiro é de autoria dos professores de Medicina, Dr. Edmundo Pereira de Souza Neto e José Francisco Cursino de Moura Junior e os médicos Rafael Carvalho Hardman e Juliana Laís Carneiro. “Durante a cirurgia, os anestesiologistas necessitam lidar com eventos hemorrágicos, quando a hemoglobina muda rapidamente. Um método não invasivo, utilizando a espectrofotometria, chamado CO-oxímetro de pulso, está disponível”, explica Souza Neto. Pela pesquisa feita foi possível considerar que a SpHb com dois métodos de medição laboratorial da hemoglobina mostrou bom grau de exatidão (acurácia). “Como a SpHb é não-invasiva, contínua e imediata, tem vantagens sobre as medições intermitentes”.

O segundo estudo exposto no 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia é o mesmo que já foi apresentado na França, mas com abordagem de outros resultados. Os autores são Moura Junior, Souza Neto, os médicos Juliana, Luciano Augusto Fernandes e Ricardo Bassani, este último egresso de 2012 do curso de Medicina da Unoeste, e acadêmica Cristiana Nogueira Brogiatto, do 10º termo da mesma graduação. Além dos pôsteres, o evento teve 200 palestras nacionais e 13 internacionais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem