Boa comunicação ajuda na vida pessoal e profissional
Falar bem em público e ter traquejo na hora de se comunicar são tarefas importantes em qualquer área de atuação

De repente, a garganta seca, as pernas tremem, dá um frio na barriga, o rosto fica corado e a voz não sai! Falar em público e ter traquejo na hora de se comunicar com eficiência são tarefas complicadas para muita gente que não é da área da comunicação social, mas requisitos importantes para alcançar conquistas pessoais e profissionais.
Transmitir mensagens ocorre corretamente quando são levadas adiante efetivamente, tanto é que “comunicação” deriva do latim “communicare”, nada mais do que tornar uma informação “em comum” entre quem a envia e quem a recebe. “A comunicação é a base de todas as ciências. No humano, toma uma proporção maior porque, além de informações primárias, trocam-se emoções, sentimentos”, fala Lêda Márcia Litholdo, jornalista e professora da Unoeste. Qualquer trabalhador, por mais competente que seja, pode não ter sucesso se expressar-se de maneira inadequada. Para não cair nessa cilada, Lêda indica falar e escrever bem e ir muito além, considerar outras linguagens, como a não verbal, que “reafirma a mensagem verbal”.
O administrador e matemático, Plínio Alexandre dos Santos Caetano, 25, sabe da importância de comunicar-se bem, tanto que fez o aperfeiçoamento em Liderança, Gestão com as Pessoas, na Educação a Distância (EAD) da Unoeste. “Certamente me ajudou muito a melhorar a comunicação, pois criou condições para eu desenvolver melhor o meu trabalho”, diz ele, que mora em Ribeirão Preto (SP). Adryana Lucimara dos Santos, 40, é psicóloga, moradora de Nova Esperança (PR) e faz MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. “Trabalho numa empresa grande, com recrutamento e seleção. Então, tenho que saber lidar com comportamento organizacional e vejo que o curso vai me ajudar muito”.
Alguns cursos presenciais da Unoeste também abordam a comunicação, como na Medicina, que forma o profissional com posturas adequadas frente a situações desafiadoras. Comunicação e extensão rural é a matéria vista na Agronomia e na Zootecnia para possibilitar ao acadêmico analisar problemas no meio rural de modo que encontre soluções que melhorem a produtividade. Ainda há a disciplina de comunicação empresarial no curso de Gestão Comercial e o conteúdo de comunicação e expressão, presente em diversas graduações.
Para uma boa oratória…
– Saiba (bem!) o texto que irá falar; improvisar requer anos de treinamento
– Faça exercícios de dicção e articulação das palavras
– Treine na frente do espelho
– Acredite que vai conseguir
Fonte: Lêda Márcia Litholdo
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste