Motivação é tema de palestra para futuros farmacêuticos
Atividade reuniu calouros e veteranos e foi ministrada pelo psicólogo e docente da Unoeste, Jerson Joaquim da Silva



“A motivação é uma condição necessária para a obtenção do sucesso”. Essa é uma das afirmações reveladas pelo psicólogo e docente dos cursos de Administração e Medicina da Unoeste, Jerson Joaquim da Silva, durante a palestra “Ciclo Motivacional na Vida Escolar”. Organizada pelo curso de Farmácia, a atividade ocorreu na noite desta quinta-feira (28), no teatro César Cava, campus I, e reuniu calouros e veteranos.
O palestrante discorre que, baseando-se nas principais teorias de motivação, elaborou um conteúdo para tratar de questionamentos, como por exemplo, o que levou o aluno a ingressar neste curso e também, aconselhar sobre a importância da motivação na trajetória acadêmica, pessoal e profissional. “Para que as pessoas enfrentem os seus desafios diários e conquistem os ideais, elas precisam estar motivadas. Vale lembrar que esta não é a única condição para o êxito, entretanto, o uso desta energia amplia as chances de sucesso e permite a visualização de novos horizontes”, diz.
Para o coordenador da graduação, Luis do Nascimento Ortega, a abordagem é muito importante. “A motivação é uma ferramenta extremamente útil no processo de aprendizagem do aluno, pois dessa maneira, ele vai conseguir extrair o que há de melhor na universidade, que oferece uma excelente estrutura física e pedagógica”.
Além da palestra, Ortega revela que aproveitou o encontro para apresentar aos calouros alguns dos projetos que o curso participa, falar sobre a relação com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), o corpo docente e colegiado de alunos. “Acredito que todas essas ações promoveram uma integração ímpar entre calouros e veteranos”, completa.
A coordenadora de extensão do curso, Rosângela Cristóvão Ferreira, fez um breve comentário relacionado às ações desenvolvidas pela área. “É importante que os acadêmicos saibam que existem diversos trabalhos voltados à comunidade, como a Caravana da Saúde. Participar destas atividades é muito válido, pois além deste contato com as pessoas, eles têm a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.
Renato Batista do Amaral esteve presente na palestra. O ingressante declarou que a mensagem deixada por Silva será muito útil na sua trajetória universitária. “Acredito que esta atenção dada aos alunos, desde o 1º termo, é interessante, pois além de informar, estreita as nossas relações com os veteranos”, afirma. Para a aluna do 9º termo, Paola Soriano, o momento lhe forneceu uma experiência que poderá ser utilizada na sua futura carreira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste