CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Radiologia integra Caravana da Saúde e promove orientações

Moradores são orientados sobre doenças causadas pelo tabagismo e alcoolismo aliadas a acidentes de trânsito


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Radiologia integra Caravana da Saúde e promove orientações
Radiografias serviram para mostrar problemas de saúde
Foto: João Paulo Barbosa Radiologia integra Caravana da Saúde e promove orientações
Equipe do curso de Radiologia na Caravana de Saúde
Foto: João Paulo Barbosa Radiologia integra Caravana da Saúde e promove orientações
Estudante da Radiologia é entrevistada pela TV Fronteira


A novidade da primeira edição de 2013 da Caravana de Saúde foi a participação do curso superior de tecnologia em Radiologia da Unoeste, sábado (23) na Escola Municipal Professora Juraci Menezes Peralta, no Jardim Humberto Salvador. A atividade registrada junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) esteve voltada para o combate ao tabagismo e ao alcoolismo. Lâminas de radiografias foram utilizadas para mostrar às pessoas comparações entre pulmões de quem não fuma e de quem fuma e de fraturas ósseas provocadas por acidentes de trânsito, dos quais 75% envolvem pessoas alcoolizadas.

O professor Mário Fioravante de Oliveira Colnago e os alunos Leonardo Cabral Vargas, Ana Luiza Gonçalves de Brito, Mayara Scarin Morales, Alexandre de Oliveira Rizzo, Gabriela Karine de Lima e Anelize Fernanda Rosa também distribuíram panfletos com orientações. Sobre as doenças causadas pelo tabagismo apresentaram as cardiovasculares (infarto, angina e derrame), doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite) e câncer. Mostraram que o tabagismo mata 200 mil pessoas por ano.

Das pessoas que morrem de câncer do pulmão, 90% são em decorrência do vício de fumar. Mas este não é o único índice alarmante, já que mortes por bronquite e enfisema compreendem 85% de fumantes, infarto em faixa etária em pessoas com menos de 65 anos representam 45%, outros tipos de câncer, como o da faringe e do esôfago, 30%, derrames e outras doenças vasculares 25% e mortes por angina e infarto do miocárdio 25%. O tabagismo causa trombose vascular, impotência sexual, úlceras de estômago, aneurisma arterial, infecção respiratória e complicações na gravidez.

O alcoolismo pode causar doenças como cirrose hepática, diversos tipos de câncer, perda da memória, apatia, tédio e depressão. Também está associado a crimes, acidentes de trânsito, má produtividade no trabalho, desemprego, desestruturação familiar, dificuldades financeiras e violências doméstica e infantil. Quanto ao tabagismo e alcoolismo associados, ocorre o aumento da probabilidade de ocorrência de câncer na boca, faringe, laringe e esôfago.

Conforme o professor Colnago, as atividades de extensão do curso junto à Caravana da Saúde serão ampliadas. “Iremos mostrar problemas de coluna e orientar para cuidados com a postura”, anunciou e manifestou entusiasmo com a repercussão dos serviços ofertados no Jardim Humberto Salvador, que despertaram o interesse dos moradores e chamaram a atenção da mídia, pela importância da orientação sobre dois problemas graves, muito presentes na vida dos brasileiros, que são tabagismo e alcoolismo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem