Enfermagem motiva crianças a incentivar doação de sangue
Projeto “Doador do Futuro” multiplica informação para ajudar no aumento do estoque do banco de sangue



As visitas da Unoeste a escolas particulares e públicas continuam pelo projeto de extensão “Doador do Futuro”. Existente desde junho de 2012, a iniciativa mobiliza o curso de Enfermagem a conscientizar crianças e adolescentes sobre doação de sangue, de forma a torná-las multiplicadoras dessa informação e, consequentemente, contribuir para o aumento do estoque do Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente.
“Achei a palestra maravilhosa”, relata Rafael Esteves Sales, 11 anos. O estudante aprendeu, nesta manhã (10), sobre quem é apto a doar e todos os detalhes que envolvem o processo de doação sanguínea. A diretora da escola onde ele estuda, o Colégio Objetivo, ficou satisfeita com a intervenção feita por Elaine, professora de Enfermagem e gerente do hemonúcleo, e acadêmicas do 7º termo dessa graduação. “A grande importância é ter noção que só vamos conscientizar através da educação, o que inclui a informação e o contato com pessoas especializadas, que é o caso dos professores da Unoeste”, declara Vera Moretti.
Alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental assistiram atentamente à palestra, o que deixa Elaine satisfeita, pois a professora espera que a doação torne-se um hábito e não apenas prática quando algum conhecido precisa. “O objetivo do “Doador do Futuro” é transformar o ato de doar sangue em um hábito de vida saudável, bem como contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do acadêmico de Enfermagem ao participar das visitas e palestras nas instituições”, finaliza a docente.
Venha doar – O Hemonúcleo de Presidente Prudente atende na rua Wenceslau Braz, 5, embaixo da rampa do pronto-socorro da Santa Casa, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (às quintas, o funcionamento é estendido até 19h), e aos sábados, entre 7h e 12h. Em caso de dúvidas, ligue: (18) 3223-3511 ou 3223-4490.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste