CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Universitários têm disponível apoio psicopedagógico gratuito

Serviço é prestado por acadêmicos e profissionais do curso de Psicologia da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Universitários têm disponível apoio psicopedagógico gratuito
Clínica Escola de Psicologia é ambiente de atendimento para estudantes de todos os cursos da instituição
Foto: Gabriela Oliveira Universitários têm disponível apoio psicopedagógico gratuito
Iniciativa é supervisionada pela docente de Psicologia, Carmen Lúcia Dias, por meio de grupo de estudos
Foto: Gabriela Oliveira Universitários têm disponível apoio psicopedagógico gratuito
Psicóloga Cecília Emília de Oliveira Creste desenvolve atendimento específico voltado aos alunos de Medicina


Morar longe de casa, tornar-se adulto e adquirir responsabilidades que até então eram desconhecidas. Enfrentar a saudade da família, aprender a lidar com pessoas de personalidades diferentes, relacionar-se com os professores, além de cumprir prazos para trabalhos e provas. Para muitos universitários, estas são algumas das dificuldades encontradas durante a vida acadêmica. O curso de Psicologia da Unoeste está ciente de que estes fatores podem influenciar no rendimento escolar e no bem-estar dos alunos e, assim, disponibiliza gratuitamente o Serviço de Apoio Psicopedagógico.

De acordo com a docente de Psicologia, Carmen Lúcia Dias, a iniciativa é prestada pelos acadêmicos do 7º termo. A professora, que também é responsável pela supervisão dos atendimentos, esclarece que a ação integra o Projeto de Orientação Psicopedagógica e Profissional (Popp), desenvolvido pela graduação. “Este serviço é voltado para todos os acadêmicos da universidade, que necessitam de orientações relacionadas aos problemas de estudo e aprendizagem, como por exemplo, dificuldade de relacionamento pessoal e profissional”, explica.

Ela salienta que este trabalho é um diferencial da Unoeste e demonstra a preocupação da instituição com o bem-estar biopsicosocial dos alunos. “Esta ação, que promove um ambiente agradável e humanizador, gera resultados positivos. Os acadêmicos que buscam o serviço, posteriormente nos dão um retorno, falando de como se sentem e mostrando como os seus rendimentos escolares ou relacionamentos interpessoais melhoraram”.

A professora orienta que os interessados no atendimento devem procurar a Clínica Escola de Psicologia para o pré-agendamento. “Inicialmente eles passam por uma triagem, que é feita pelos alunos da graduação, e posteriormente começam os encontros que duram cerca de dois meses, dependendo do caso. Os discentes da Psicologia envolvidos passam por orientação e supervisão docente, por meio de um grupo de estudos, que se reúne semanalmente”. Carmen Lucia revela também que no caso de alunos da Psicologia, o trabalho é prestado por ela.

Para os futuros psicólogos, essa vivência é enriquecedora, como confirma Edson Macedo Oliveira Silva, acadêmico que integra a iniciativa. “Fico satisfeito em contribuir com o bem-estar dos alunos das outras graduações, além disso, vejo como uma oportunidade de ampliação de conhecimentos”.

Serviço – Os acadêmicos interessados no Serviço de Apoio Psicopedagógico devem realizar o pré-agendamento na Clínica Escola de Psicologia da Unoeste, localizada no térreo do bloco B3, sala 117, campus II, no horário de atendimento normal: segundas e quartas, das 13h às 19h; terças e quintas, entre 8h e 12h e das 14h às 20h; sextas, das 14h às 19h; e sábados, entre 8h e 12h. Mais informações pelo telefone (18) 3229-2061.



Preocupação com a formação médica


Seguindo a mesma postura, o curso de Medicina da Unoeste realiza este trabalho, especificamente com os seus discentes, por meio do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico ao aluno de Medicina (Noapam), desenvolvido pela psicóloga Cecília Emília de Oliveira Creste.

Ela explica que a transição entre a adolescência e a vida adulta é uma fase difícil. “Entende-se que para o futuro médico, este período assume contornos específicos, sobrepondo-se a um processo formativo de natureza estressante e desafiante”.

Para a psicóloga, além deste fator, existem outros aspectos que aumentam os níveis de ansiedade entre os estudantes da área, como o contato com pacientes com doenças graves e, muitas vezes, potencialmente fatais; curso longo, ministrado em tempo integral; grande volume de informações; competição e escolha de uma especialidade.

“A adaptação acadêmica exige capacidade de resposta a todas as adversidades e condicionantes, intrínsecas a toda essa mudança. Portanto, é imprescindível o apoio psicopedagógico, seja de caráter preventivo ou clínico, para que se possa, num ambiente humanizador, conhecer, compreender e acompanhar a vida do acadêmico, proporcionando-lhe momentos de reflexão, tomada de consciência e possíveis soluções, aspectos fundamentais para a futura vida profissional”.

Cecília revela que os atendimentos são realizados de forma profissional e ética, buscando identificar as causas dos conflitos e dificuldades do aluno, por meio de uma escuta qualificada. “Esta ação visa dar suporte, apoiar, prevenir e intervir identificando fatores internos ou externos que possam estar afetando, direta ou indiretamente, o processo de aprendizagem do acadêmico. No caso de comprometimento por ordem emocional, o aluno é motivado a buscar seus interesses pessoais e acadêmicos através de seus próprios recursos, promovendo, assim, o resgate da autoestima; levando-o também a refletir sobre a forma de estudo, para que assim receba orientação e acompanhamento, ou se necessário, encaminhamento a outros profissionais especializados”. A psicóloga acrescenta que são atendidos os acadêmicos da graduação que buscam voluntariamente o serviço ou por indicação de algum docente.

Serviço – Os universitários interessados nos atendimentos do Noapam devem procurar a secretaria ou coordenação do curso de Medicina para o agendamento. Mais informações pelo telefone (18) 3229-1102.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem