Dança resgata princípios básicos das pessoas
Unoeste disponibiliza aulas de balé, jazz e dança de salão para a comunidade acadêmica e externa

São vários os estudos que comprovam os benefícios da dança, além dos estéticos. Seja balé, forró, street dance, bolero, merengue, samba, enfim, independentemente do ritmo, pode transformar o indivíduo. “A dança traz a personalidade da pessoa à tona”, comenta a bailarina e professora da Unoeste, Dulce Cintra. Segundo ela, através desta arte a pessoa se conhece melhor, assim, consegue se socializar, trocar experiências e compartilhar.
Ela afirma que a dança resgata princípios básicos do indivíduo, como cordialidade, gentileza com o próximo, bem como autoestima e autoconfiança, “pois quem a pratica se sente aceito num grupo, o que contribui no encorajamento para suas atitudes, sendo esse um dos objetivos da universidade”, assegura. “Na dança, todos precisam um do outro, pois os integrantes utilizam do mesmo espaço e do mesmo tempo musical, o que resulta no respeito mútuo”.
Na Unoeste, existe a possibilidade de promover o movimento corporal por meio do balé e do jazz. Essas modalidades podem ser praticadas tanto pela comunidade acadêmica quanto externa, e é tudo gratuito. Para quem gosta de apresentação em palco, pode também integrar a Unoeste Cia de Dança.
Conforme Dulce, o objetivo não é formar dançarinos, mas sim pessoas para a vida. Reforça que esta representação artística traz um beneficio global, mexendo com o lado físico, intelectual, mental e psicológico. “Acredito naquela frase que diz: Quem dança é mais feliz! Na verdade, qualquer atividade física que você se encontra, movimenta seu corpo, te traz a sensação de felicidade”.
As alunas do jazz e integrantes da companhia de dança, Jennyfer Luana Feitosa, 18, Fernanda Mariano Peres, 19, e Carolina Yumi Gushiken, 21, percebem os aspectos positivos. Jennyfer, acadêmica de Psicologia da Unoeste, conta que iniciou no grupo em março deste ano e já sente a diferença. “Sou muito tímida e agora estamos ensaiando para uma apresentação pública, acho que vai ajudar”, acredita.
Fernanda, aluna de Educação Física da Unesp, conta que dança desde criança. Para ela, esta expressão artística estimula habilidades, como raciocínio rápido. “É uma oportunidade importante que a Unoeste oferece”, relata. Carolina lembra que iniciou com o balé, mas quando soube das aulas de jazz ficou interessada. “Iniciei em 2012 e percebo melhora na postura e também na timidez”, pontua a aluna de Biomedicina da Unoeste.
Cia de Dança: 15 anos de história
Em março, a Unoeste Cia de Dança completou 15 anos de atividades. Para festejar a data, a professora Dulce Cintra divulga apresentação especial, a ser realizada em 26 de outubro, no Teatro César Cava, campus I. “É uma grande satisfação comemorar todos esses anos. Estou brincando com o número, já que tenho 51 anos, idade da companhia invertida”.
Vinculada à Coordenadoria de Esportes, a companhia soma em seu currículo ida a festivais, mostras e encontros culturais, participações em competições e apresentações regionais e nacionais, como em Assis, Ourinhos, Santos e Sorocaba.
Faça parte
Qualquer pessoa, a partir de 16 anos de idade, pode participar da Unoeste Cia de Dança, basta gostar desta expressão artística e ter disponibilidade para ensaiar aos finais de semana. É preciso enviar carta de interesse para o e-mail dcintra@unoeste.br.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste