Educação que transforma: extensão viabiliza formação cidadã
Relatório enviado ao MEC mostra que nos últimos dois anos foram 748 atividades extensivas


Além de promover a relação plena entre diferentes atores sociais na interação universidade e sociedade, a Extensão oportuniza ao estudante um espaço amplo de troca de experiências. As ações nesta área contemplam os processos educativo, cultural e científico. Assim, articulam ensino e pesquisa, de forma indissociável. Por decorrência, viabilizam uma relação transformadora. O professor possibilita ao aluno colocar em prática a teoria com o atendimento às demandas sociais. Um comportamento presente na rotina da Unoeste.
Recente relatório enviado ao Ministério da Educação (MEC) mostra que nos últimos dois anos foram 748 atividades extensivas: 181 projetos, 137 eventos, 110 viagens e visitas técnicas, 102 cursos presenciais de extensão em nível de aperfeiçoamento, 93 participações em eventos, 87 atividades diversas, 32 programas e seis produtos acadêmicos. Estiveram envolvidos 3.975 estudantes e 148 professores. Foram beneficiadas com diversos serviços 1.025.766 pessoas e em diferentes áreas, como a da Saúde que exerce significativo papel preventivo.
“A gente ajuda muito na prevenção”, diz a estudante do último termo de Farmácia, Carolina Amâncio Nogueira, que desde o ingresso no curso, em 2008, está envolvida em projeto social interdisciplinar, em busca de uma formação cidadã. “Essa aplicação da teoria constitui uma devolutiva da universidade para o contexto social, contribuindo decisivamente na formação de cidadãos críticos e responsáveis”, afirma a pró-reitora da Extensão e Ação Comunitária, Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.
“Comprometidos com a aprendizagem de seus alunos, professores têm na Extensão uma grande sala de aula, um ambiente a mais e com enorme potencial de gerar conhecimento, que contribui na qualificação e promove soluções para suprir as necessidades encontradas”, comenta a pró-reitora, que vê nas várias parcerias públicas e privadas, o motor para mover as ações extensivas da Unoeste. Pontua ainda que desde o ingresso dos acadêmicos, “as ações extensivas devem ser planejadas e executadas, de forma vinculada ao ensino e à pesquisa, para valorização da responsabilidade social”.
Serviços à comunidade
São diversos atendimentos realizados por cursos da Unoeste que beneficiam a comunidade. A Caravana da Saúde é um projeto mantido pelo sexto ano consecutivo entre a Associação Comercial e Empresarial de Prudente e a Unoeste. Em cinco anos foram 33 edições – a maioria em bairros periféricos – com 44.471 atendimentos para mais de 17 mil pessoas beneficiadas.
Beneficiária do Programa Promoção da Saúde, desenvolvido na UBS do Brasil Novo, Ana Lopes Barros, de 73 anos, conta que deixou a depressão e recuperou o ânimo ao receber atendimento médico e integrar as atividades do grupo de idosos.
O Projeto Saúde Visual do Escolar, junto ao Lions Cinquentenário, ajuda alunos do ensino fundamental a melhorar o rendimento escolar, a partir do uso de óculos. O testemunho é da diretora da escola Placídio Nogueira, Maria Stadella.
Delmira Rodrigues, de 73 anos, esteve na Caravana da Saúde, na Vila Flores. Elogiou a Unoeste pelo bom atendimento. “Me senti valorizada. É bom se sentir gente”, disse a senhora com uma história de vida repleta de superação.
Atendida na área da Saúde, numa das ações da Unoeste, a aposentada Irene Pereira, de 61 anos, adotou cuidados e conta que se sente mais forte e disposta nas atividades do dia a dia e até para ir à unidade de saúde regularmente.
Governo federal reconhece atuação da Unoeste
Sem Fronteiras
Pelas ações de Extensão, a universidade conquistou o Selo e Prêmio Cidadania sem Fronteiras, outorgados pelo Instituto da Cidadania Brasil e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Responsável
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) confere à Unoeste o Selo de Universidade Socialmente Responsável e o Prêmio Top Educacional Mário Palmério.
Cidadania
Da Fundação DPaschoal, a universidade foi contemplada com o Prêmio Trote da Cidadania e da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente recebeu o Troféu Marco da Paz.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste