Pesquisa da Medicina recebe divulgação na França
Estudo científico sobre Anestesiologia foi apresentado em congresso nacional francês

Publicada em 11/7/2013 e atualizada em 27/09/2013
O estudo Effets de la privation de sommeil chez les internes en anesthésie au Brésil (Efeitos da privação do sono nos residentes de Anestesiologia no Brasil), de autoria de professores, acadêmica e egresso da Medicina da Unoeste, foi apresentado no Congresso Nacional de Anestesiologia e Reanimação, em Paris (França), realizado de 18 a 21 de setembro.
Os autores são os professores pós-doutor Edmundo Pereira de Souza Neto e José Francisco Cursino de Moura Junior; o egresso de 2012, Ricardo Bassani; a acadêmica do 9º termo, Cristiana Nogueira Brogiatto; e o médico, Dr. Luciano Augusto Fernandes. Souza Neto, que atualmente trabalha na França e mantém vínculo de pesquisa com a Unoeste, esteve no congresso francês, onde apresentou o trabalho oralmente e o disponibilizou em formato de pôster. “Além do reconhecimento do nível científico e interesse epidemiológico do estudo, representamos a Unoeste em evento internacional, junto a universidades reconhecidas mundialmente”, declara Souza Neto.
O estudo clínico, realizado com residentes de Anestesiologia, sugere que a sonolência ao final de um plantão de 24 horas pode afetar as funções cognitivas executivas desses médicos. Segundo o pós-doutor, “a privação do sono, uma realidade diária em hospitais, aumenta o risco de sonolência no trabalho e, consequentemente, os de erros médicos”. No Brasil, ainda de acordo com o docente, há poucos dados científicos sobre o período de tempo necessário para a recuperação do cansaço acumulado após a exposição ao trabalho noturno.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste