Unoeste apoia Sipat de unidades prisionais de Bernardes
Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho recebe colaboração da universidade por meio de projeto de extensão



Pelo projeto de extensão Unoeste Inclusiva – Ações Formativas e Construtivas nos Ambientes Prisionais do Oeste Paulista, existente desde 2006, a universidade é colaboradora da 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Penitenciária e do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes. Iniciado hoje (10), o evento prossegue até sábado (13), no auditório da primeira unidade prisional.
Na abertura da Sipat, o professor da universidade, Fábio Luís Nogueira, ministrou a palestra intitulada “A motivação e os Desafios do Mundo do Trabalho”, em que pôde relacionar incentivo profissional com a dinâmica trabalhista. “Alguns conceitos fundamentais de motivação vão refletir no trabalho das pessoas nestes ambientes”, diz Nogueira. Ainda de acordo com o docente, eles lidam com uma rotina desgastante e estressante, por isso, eles precisam estar estimulados para conseguirem dinamizar a atuação de forma mais eficaz.
A universidade desenvolve muitas atividades com os funcionários das unidades prisionais da região de Presidente Prudente, lembra a professora Afife Salim Sarquis Fazzano, coordenadora do Unoeste Inclusiva. “Estreitamos nossos relacionamentos e com o nível de trabalho que levamos, dos nossos professores, contribuímos com a melhoria da qualidade de vida deles”. Como o objetivo principal da Sipat é prevenir acidentes, frisa Antonio Peres Garcia, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da penitenciária e técnico em Segurança do Trabalho, esta semana especial conta com palestras sobre saúde e resgate destes funcionários; entre elas, a atividade com Lucelena Marasca, fisioterapeuta responsável pelo Programa de Ginástica Laboral da Unoeste, que falará no encerramento da 3ª Sipat.
José Marinho de Araújo, presidente da Cipa do CRP, avalia que participar da Sipat “é importante para que haja conscientização dos funcionários dos presídios com relação à segurança no ambiente de trabalho e à qualidade de vida dos trabalhadores”. Os alunos do 6º termo da licenciatura em Música da Unoeste, Mário Zancheta Neto e Denilson Botelho, acompanhados da irmã deste, Denise Botelho, executaram o hino nacional na abertura da Sipat. Zancheta Neto deu ritmo com uma caixa clara, enquanto os irmãos ficaram responsáveis pelo violino e pela trompa, nessa ordem. Após a apresentação dos três músicos, que são moradores de Bernardes, o Grupo Missão Jovem, também da cidade, fez uma encenação de como é possível livrar-se de um mundo de tentações a partir da fé cristã.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste