CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Inscrições para curso de Libras terminam neste sábado

Atividade é voltada a pessoas interessadas em aprender a se comunicar com pessoas surdas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Inscrições para curso de Libras terminam neste sábado
Aulas ocorrem aos sábados, até dezembro


Desde 2005, com o decreto nº 5.626, tornou-se obrigatória a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em órgãos públicos. A partir daí, a procura por estes profissionais aumentou. Para atender a demanda, a Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste promove o curso de extensão em Libras, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Para este semestre são oferecidas 60 vagas. O início das aulas ocorre neste sábado (17), quando também encerra o prazo de inscrições.

Segundo a professora responsável pelo curso, Valéria Isaura de Souza, além do decreto federal, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, uma resolução do Estado de São Paulo obriga a presença do professor interlocutor nas escolas estaduais. “Todos os órgãos devem ter um intérprete que possa atender o surdo. O governo está contratando e há essa procura por pessoas que saibam a Língua de Sinais”, pontua.

Conforme o decreto, a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia, e optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, seja das redes pública ou privada. Valéria pontua que o curso é interessante para todas as áreas, sendo que o público-alvo é formado por pessoas que queiram aprender a se comunicar com as pessoas surdas. Relata ainda que participarão das aulas um intérprete surdo e a comunidade surda. “Mais do que aprender a Língua de Sinais é importante que os alunos tenham contato com pessoas surdas”, frisa.

Serviço – O curso é de 60h e tem duração de cinco meses, com término em dezembro. Os interessados devem procurar a secretaria da Faclepp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O investimento é de cinco parcelas de R$ 90, sendo que a primeira mensalidade deve ser paga no ato da inscrição, totalizando R$ 110 (matrícula + material do curso + 1ª parcela). Para a inscrição é necessário uma cópia frente e verso do RG e CPF, além de uma foto 3x4 recente. A primeira aula ocorrerá no dia 17 de agosto, das 9h às 12h. Mais informações (18) 3229-1098.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem