Estudantes se aproximam de seus futuros profissionais
Esquenta da Feira de Profissões reuniu estudantes de escolas públicas e privadas em três dias de evento; jovens participaram de orientação vocacional

A Unoeste encerrou o terceiro dia das atividades do Esquenta da Feira de Profissões 2025 na noite desta segunda-feira (12). A ação faz parte de uma programação estratégica que visa orientar alunos do ensino médio em suas escolhas profissionais e apresentar, de forma prática e interativa, as áreas de conhecimento oferecidas pela universidade. Com oficinas, dinâmicas e sessões de orientação profissional, os participantes puderam vivenciar um “gostinho” do que será a Feira, marcada para o segundo semestre.
Para a estudante Camila Perusso dos Santos, da Escola Comendador Tannel Abbud, de Presidente Prudente, a visita representou um momento decisivo. “A gente veio pra cá sem saber exatamente como seria, com expectativa... e foi muito gratificante. Ajudou a dar um norte do que a gente quer e, principalmente, do que não quer fazer. Isso facilita na hora de escolher nosso caminho”, relata.
Já decidida pela carreira jurídica, ela reforça que a Unoeste está entre as suas opções. “Claro que a Unoeste tá na lista, né? Todo mundo fala do nome e da estrutura. Ainda não conheço tudo, mas quero participar da Feira, fazer a oficina de Direito e me aprofundar”.
Camila também compartilhou sua motivação pessoal ao escolher a área. “Sempre gostei de Direito. Brinco com meus pais que, um dia, quero chegar de salto alto e dizer: ‘sua filha é advogada’. É um sonho que quero realizar. As metas são grandes, mas são possíveis”.
Outro participante foi Matheus Henrique de Oliveira Melo, da Escola Moacir Teixeira, de Estrela do Norte. Após participar da oficina de orientação profissional, ele demonstrou entusiasmo com os próximos passos. “Vim pensando em descobrir um curso e saí realizado. Fizemos a orientação profissional e foi exatamente como eu esperava. Agora é continuar estudando e correr atrás da profissão dos sonhos”, comentou com empolgação.
A colega de escola Anelyze Amorim Mariano também se sentiu contemplada com a proposta. “Foi uma experiência muito boa. A área que eu queria, que é social, apareceu como destaque na orientação. Quero fazer Psicologia e só posso dizer: venham também, vale a pena!”.
Parceria e organização
O professor doutor Vinicius dos Santos Oliveira, do curso de Psicologia, afirma que o curso tem um papel essencial nessa ação ao auxiliar os jovens no processo de escolha profissional. “Nosso objetivo é ajudar o estudante a entender melhor quem ele é e quais caminhos profissionais têm mais a ver com seu perfil”, explica o professor responsável pela atividade.
O trabalho começa com a identificação dos interesses e do perfil de personalidade dos alunos do ensino médio, por meio de uma escala específica que funciona como um teste vocacional. “Com base nesses resultados, discutimos quais profissões podem estar mais alinhadas com cada perfil e abrimos espaço para que os estudantes reflitam sobre suas preferências”, completa.
A proposta vai além do teste. Também são abordadas questões sobre a entrada na universidade, os desafios do início da vida acadêmica e as realidades do mercado de trabalho. “Falamos sobre os mitos e verdades que cercam esse momento decisivo. É um bate-papo franco, que ajuda a diminuir a ansiedade e aumenta a clareza sobre as possibilidades profissionais”, destaca o professor.
Ainda segundo ele, a atividade sempre rende bons frutos. “No final, a gente pergunta o que foi marcante para eles, o que fez sentido, e muitos dizem que foi importante para enxergar com mais clareza como está o mercado e pensar melhor sobre a profissão que querem seguir”.
O coordenador do setor Comercial e de Relacionamento da Unoeste, César Rafael, destaca que o principal objetivo do “esquenta” é auxiliar os jovens a descobrirem seus talentos e interesses. “A escolha da carreira é uma decisão significativa e, muitas vezes, envolve muitas incertezas. Proporcionar esse contato direto com a universidade, os cursos e os profissionais envolvidos é algo que realmente contribui para tornar esse processo mais claro e seguro”, afirma.
César também relata que foram três dias intensos de atividades, distribuídas entre manhã, tarde e noite, no campus 2 da universidade. A iniciativa foi voltada para estudantes do terceiro ano do ensino médio, que estão prestes a encarar o vestibular.
A proposta é prepará-los antecipadamente, para que cheguem à Feira de Profissões com maior clareza sobre suas escolhas, e aproveitem melhor a experiência, especialmente as oficinas. “Queremos que esses jovens venham com foco e, ao mesmo tempo, oferecer às escolas uma parceria que incentive desde já o interesse pelos estudos”, ressalta Cesar.
Feira de Profissões 2025
A Feira de Profissões da Unoeste está prevista para o segundo semestre e contará com oficinas, atividades interativas e a participação de todos os cursos da universidade. As escolas interessadas em participar podem entrar em contato com o setor de Comercial e Relacionamento pelo telefone (18) 99614-9569.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste