CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pimenta ajuda reduzir acúmulo de gordura e faz perder peso

Constatação ocorre em pesquisa realizada com o uso de capsiate que são compostos extraídos da pimenta doce


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pimenta ajuda reduzir acúmulo de gordura e faz perder peso
Luciane ao acompanhar a arguição da banca
Foto: João Paulo Barbosa Pimenta ajuda reduzir acúmulo de gordura e faz perder peso
Banca examinadora e vista parcial do público
Foto: João Paulo Barbosa Pimenta ajuda reduzir acúmulo de gordura e faz perder peso
Luciane com as doutoras Cecília, Alessandra e Rosa


Redução do acúmulo de gordura e perder peso são potencializados com o consumo de pimenta, associado à nutrição saudável e a prática de exercício físico. A constatação é de experimentos científicos desenvolvidos no mestrado em Ciência Animal, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Estudos feitos com a suplementação de capsiate (compostos extraídos da pimenta doce), na alimentação de ratas, apresentaram o aumento do bom colesterol, o HDL – Lipoproteína de Alta Densidade.

A nutricionista Luciane de Souza Romero Nogueira focou sua pesquisa no emagrecimento. Utilizou quatro grupos com 16 ratas em cada, sendo dois com animais magros e dois com obesos. Em ambos os casos, um grupo recebeu a suplementação e outro não. Independentemente de magros ou gordos, os que receberam capsiate apresentaram temperatura do corpo elevada. A termogênese interfere no metabolismo e resulta num gasto maior de energia que é fornecida pela gordura.

Porém, os estudos revelam que existem outros benefícios provocados pelo consumo de pimenta. Ao produzir a revisão de literatura, a pesquisadora encontrou resultados de outras pesquisas que apresentaram o poder antioxidante da pimenta, capaz de melhorar o bem-estar físico e isso pode reduzir a incidência de doenças. Luciane conta que capsiate é uma substância nova no mercado e que ainda existem poucos estudos científicos sobre o assunto, de tal forma que sua pesquisa coloca a Unoeste entre as instituições pioneiras.

Toda parte da experimentação animal ocorreu no Biotério e as análises no laboratório do Hospital Veterinário, ambas na Unoeste. Esteve envolvido um grupo de 15 estudantes, incluindo graduandos da Medicina Veterinária inseridos em iniciação científica e da pós-graduação em Ciência Animal. O trabalho muldisciplinar, além da nutricionista Luciane, envolveu a farmacêutica Nádia de Araújo Miguel e a enfermeira Francijane Paixão. A orientação inicial foi da Dra. Alessandra Melchert e prosseguiu com a Dra. Cecília Braga Laposy.

A mudança decorreu de que a pesquisadora Alessandra ingressou na Unesp em Botucatu, para onde se transferiu. Cecília assumiu a orientação dos estudos que resultaram na dissertação “Efeitos do análogo capsiate (capsucum annuum) sobre a termogênese e perfil lipídico de ratas Wistar obesas e não obesas”, defendida publicamente na tarde desta segunda-feira (26).

A banca de avaliação contou ainda com a Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira e houve a aprovação de Luciane para receber o título de mestre em Ciência Animal. Os estudos receberam elogios das avaliadoras, com o estímulo à publicação de artigo em revista científica e que se promova uma sequência com o doutorado.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem