Agronomia e Ambiental promovem Trote Ecológico
Calouros das graduações realizaram plantio de 120 mudas frutíferas e nativas



Os calouros dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste participaram nesta terça-feira (4), do Trote Ecológico. Inicialmente, os ingressantes foram recepcionados no auditório Azaleia, campus II e depois se deslocaram para a Área de Preservação Permanente (APP), onde fizeram o plantio de 120 mudas.
Paulo Claudeir Gomes da Silva é um dos envolvidos na ação e ministra aulas no curso de Agronomia. “Os participantes tiveram a oportunidade de constatar a importância de uma prática que preserva o solo e contribui com o meio ambiente”. Ele comenta que as mudas nativas e frutíferas utilizadas são de jambolão e ipês branco, rosa, roxo e amarelo. “Esta atividade é o primeiro passo para que eles adquiram uma postura consciente com o planeta”.
A coordenadora de Engenharia Ambiental e Sanitária, Leila Maria Sotocorno e Silva, revela que o Trote Ecológico consta no cronograma de recepção aos calouros e tem a participação também dos veteranos do curso. “Além de contribuir com o meio ambiente, esta ação permite um entrosamento entre os acadêmicos, fazendo com que os ingressantes se sintam acolhidos pela universidade”.
Danilo Molina Fernandes se identificou com a iniciativa. “Constatei que fiz uma boa escolha por cursar Engenharia Ambiental e Sanitária”. Já o calouro de Agronomia, César Augusto Amaro Faile conta que adquiriu uma conscientização ainda maior sobre a importância do meio ambiente, bem como teve a oportunidade de interagir com os alunos de outros termos e curso. “A realização deste trote não violento é muito válida, pois demonstra a preocupação da instituição com a nosso bem-estar”.
Participaram também da atividade os docentes de Agronomia, Pedro Veridiano Baldotto e de Ambiental e Sanitária, Isabela Marega Rigolin e Renata Delfino Pereira.
Pioneira – A primeira turma noturna de Engenharia Ambiental e Sanitária também contribuiu com o meio ambiente. “Ontem (3), os alunos realizaram o plantio simbólico de uma palmeira no jardim em frente ao hall de entrada do bloco B3, campus II. Por conta do período que estes alunos estudam temos que desenvolver uma atividade diferenciada. O interesse e envolvimento dos calouros nesta ação foram muito positivos. Espero que este gesto se repita a cada nova turma ingressante na Unoeste”, finaliza Leila.
Trote é proibido – O trote violento é proibido, dentro ou fora dos campi da Unoeste. A universidade disponibiliza canais de denúncia: 3229-2003 (Presidente Prudente), 0800 771 5533 (demais localidades) ou ainda o e-mail ouvidoria@unoeste.br.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste