CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da saúde atendem idosos na UBS do Brasil Novo

Iniciativa foi realizada em alusão ao Dia do Idoso, definido pelo Ministério da Saúde como sendo em 27 de fevereiro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Alunos da saúde atendem idosos na UBS do Brasil Novo
Fisioterapia promoveu atividade de alongamento
Foto: Gabriela Oliveira Alunos da saúde atendem idosos na UBS do Brasil Novo
Massagem nos pés foi desenvolvida pelas acadêmicas de Estética e Cosmética
Foto: Gabriela Oliveira Alunos da saúde atendem idosos na UBS do Brasil Novo
Alunos da Medicina ficaram responsáveis por aferição da pressão arterial


Os idosos da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasil Novo de Presidente Prudente, receberam nesta quarta-feira (26), diversos atendimentos de promoção à saúde. A iniciativa, que contou com a participação dos alunos dos cursos de Medicina, Nutrição, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia da Unoeste, é vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

A professora Ilse de Lima Arruda Storel coordena o Programa de Promoção à Saúde na UBS do Brasil Novo. Ela explica que esta atividade foi promovida em alusão ao Dia do Idoso, definido pelo Ministério da Saúde como sendo em 27 de fevereiro. “Por meio de orientação docente, os acadêmicos prestaram diversos serviços como palestras de educação em promoção da saúde bucal e mental, testes de colesterol, triglicérides e glicemia capilar, aferição de pressão arterial, verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, alongamento e massagem”.

Ela pontua que esta ação integra o trabalho desenvolvido na unidade, que visa oferecer condições para um envelhecimento com qualidade de vida. “Esse bem-estar está diretamente ligado ao tripé: medicação correta, nutrição adequada e atividade física”.

Vera Lúcia de Melo Vieira, 67, esteve na UBS. “Sou hipertensa e diabética. Há dois anos, participo das atividades promovidas pela universidade, e posso dizer que neste período a minha saúde e autoestima melhoraram bastante”.

Além de beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a docente destaca que estes momentos contribuem para a formação dos futuros profissionais da saúde. “Visamos a inserção dos universitários em um programa de atenção básica, para que eles vivenciem a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde. Além disso, estas experiências, trabalhadas de maneira interdisciplinar, permitem uma formação integral, tornando-os críticos, reflexivos, com espírito de liderança e, principalmente, estimulando o trabalho em grupo”.

Beatriz Regina Santos Daniel cursa o 7º termo de Nutrição. Ela comenta que é muito gratificante prestar serviços aos idosos. “Constatamos que a maioria destas pessoas se alimenta de forma errada, o que pode ser muito prejudicial. Deste modo, aproveitei a ocasião para fornecer orientações nutricionais, mas também recebi um aprendizado ímpar relacionado ao público desta faixa etária”.

Após os atendimentos de saúde, a equipe da Unoeste ofereceu um café da manhã aos usuários da UBS Brasil Novo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem