CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Artes Visuais é conceituado como excelente pelo MEC

Alunos da graduação já lecionam na educação básica e muitos egressos recebem aprovação em concursos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Curso de Artes Visuais é conceituado como excelente pelo MEC
Fusca Poético é um instrumento de intervenção pública feita pelo curso
Foto: Débora André Curso de Artes Visuais é conceituado como excelente pelo MEC
Projeto Entre Verdes embeleza e encanta, semestralmente, no campus I
Foto: Débora André Curso de Artes Visuais é conceituado como excelente pelo MEC
Coordenadora Zenilda Pasquini fala sobre nota máxima em atividade voltada aos ingressantes da Faclepp, observada por Alba Arana


Após criteriosa avaliação do Ministério da Educação (MEC), inclusive com visita in loco, a licenciatura em Artes Visuais da Unoeste recebe conceito máximo, 5, em renovação de reconhecimento de curso. É um estímulo ainda maior para os professores, funcionários e acadêmicos – muitos já dão aulas na educação básica e profissionalizante – e motivo de orgulho a todos, inclusive aos egressos, que têm sido aprovados, em boa parte, em concursos públicos.

A excelência atestada pelo governo federal baseia-se em organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A coordenadora do curso, Zenilda Alexandre Pasquini, não esconde a felicidade de estar entre as melhores graduações brasileiras. “Há tempo desejávamos essa avaliação, para saber se estamos no caminho certo, se preparamos nosso aluno para a vida, para o mercado de trabalho e para ser feliz. O relatório final nos avaliou em todos esses questionamentos... O resultado de nota máxima foi obtido com a contribuição de toda uma equipe valiosa da Unoeste, e esse 5 pertence também às ex-professoras Mariângela Marcondes e Vilma Zanin e ao ex-funcionário Moacir Zanin, que caminharam conosco durante quase quatro décadas, foram peças fundamentais na construção da nossa história”, agradece a professora.

O curso tem mestres e doutores “competentes e compromissados com ensino, pesquisa e extensão, de acordo com a missão da universidade”, conforme frisa Zenilda. Todo esse endosso gera resultados nos mais variados ambientes, pois, fora o trabalho como professores, os formados podem atuar em diferentes manifestações visuais de forma significativa, em espaços culturais como museus, galerias e todos os setores que relacionem-se com a área. “O curso forma profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das artes visuais. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos. Realiza, ainda, pesquisas em ensino das artes visuais, coordena e supervisiona equipes de trabalho”, explana Zenilda.

Rosana Raposo Momentel, 20, é recém-formada em Artes Visuais pela Unoeste e confessa que só esperava um conceito 5, porque afirma que teve uma formação superior com total qualidade. “Percebia a preocupação que os docentes tinham com a gente, via que estavam sempre querendo melhorar o curso e estavam totalmente abertos às opiniões dos alunos”, recorda-se ela, que pretende ingressar em uma especialização o mais breve possível. A egressa ressalta que a Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), onde está instalada a graduação em Artes Visuais, possibilita estágios externos, como o que ela fez no Sesi por dois anos. “O estágio me deu a noção ideal do que é trabalhar numa escola”.

Saiba mais – O curso de Artes Visuais da Unoeste conta com uma ótima infraestrutura. Possui laboratórios específicos da arte, totalmente equipados: cerâmica, pintura, gravura; salas de aulas climatizadas; biblioteca com um grande e inovador acervo; acessibilidade; e materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas. Anteriormente denominado de curso de licenciatura em Educação Artística, criado em 1974, passou para Artes Visuais em 2010 para atender às Diretrizes Nacionais Curriculares do MEC.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem