Professora arte-educadora lança livro em Londrina
Luli Hata, docente do curso de Artes Visuais da Faclepp, colabora em importante obra sobre arte e corpo

A obra “Corpo Arte: Reflexão e Poética” conta com a colaboração ilustre da arte-educadora Luli Hata, professora no curso de Artes Visuais da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste. O lançamento do livro está programado para hoje (14), em Londrina (PR), e foi produzido no período em que a docente trabalhava com professores da UEL.
A docente comemora a aprovação do projeto do livro que foi submetido ao edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) de Londrina em 2012, que forneceu a verba para a impressão do material no final de 2013. “Atualmente, sou professora exclusiva no curso de Artes Visuais da Unoeste e pretendo fortalecer o campo de pesquisa em artes nesta instituição”.
Luli explica que a temática do corpo não é nova na área, sendo fonte de pesquisa artístico-científica em determinados períodos (um caso exemplar é o de Leonardo da Vinci). Na arte contemporânea, também não é a única. “O corpo é apresentado em sua visceralidade, como nos mostra Adriana Varejão e, no caso dela, a partir de um corpo não convencional. Nazareth Pacheco, com seus glamourosos acessórios e vestidos em lâminas de barbear e agulhas de sutura, expõe sua dor física e provoca o espectador a refletir sobre os valores que nos movem. Além disso, ao tratar de corpo, o objeto é trazido à discussão, assim como memórias e vivências”, comenta Luli.
Segundo a autora, o livro é resultado de uma pesquisa acadêmica desenvolvida entre os anos de 2009 e 2012, período em que foi professora no Paraná. Havia pesquisas de natureza teórica e poética, ou seja, relacionada à prática, à produção artística. Os estudantes apresentaram seus trabalhos em encontros científicos, com boa repercussão. “Em 2011, organizamos uma exposição que recebeu o nome ‘Incorpóreo’, um trocadilho para ‘incorpore-o’ ou ‘in-corpóreo’, ou seja, proposição para o espectador ‘incorporar’ as ideias ou buscar compreender o interior de seu corpo, entre outras possibilidades”.
O tema foi proposto por dois professores ao perceberem a motivação comum aos alunos e à arte contemporânea sobre a temática do corpo. “Daí a ideia de termos duas vertentes de pesquisa, uma teórica e outra poética, de forma a uma alimentar a outra nas discussões do grupo”. O projeto foi coordenado pelo professor doutor Marcos Rodrigues Aulicino e contou ainda com a colaboração dos professores doutor Jardel Dias Cavalcanti e mestre Vanessa Tavares da Silva.
Serviço - O livro é uma edição independente e está à venda na livraria e editora Scriptum.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste