Abertura do Enepe terá como foco a aprendizagem independente
Conferência será feita por físico de prestígio internacional, que ocupou cargo de secretário nacional de educação


O autor do recém publicado livro Educando para Inovação e Aprendizagem Independente, o físico brasileiro de prestígio internacional Ronaldo Mota – pesquisador com atuações nas áreas de ciências e de educação – fará a conferência de abertura do Enepe 2014, o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Será na noite de 20 outubro, no teatro universitário César Cava. O título da publicação estará inserido no foco da fala dirigida para a comunidade acadêmica.
Mota atende ao convite do diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a mantenedora da Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima, após se encontrarem em dois eventos científicos, nos quais também esteve presente a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. A primeira vez foi no 2º Seminário Internacional de Gestão Universitária Brasil, realizado no ano passado, na Inglaterra.
O segundo encontro ocorreu neste ano, por ocasião do 7º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, em Maceió (AL). "Para nós, é muito importante recebê-lo, pois ele trata de inovação educacional. Diz que inovação não é a melhoria de equipamentos ou modernização de equipamentos. A inovação é apresentada por ele como o motor que gera conhecimento, que ajuda a moldar os programas de pesquisa e o desenvolvimento tecnológico", comenta Angelita.
"Será muito importante para os nossos alunos e professores ouvirem sobre a aprendizagem independente, o espirito empreendedor e a capacidade de iniciativa. Então, acredito que o professor Ronaldo Mota, com toda sua experiência e todo seu currículo, irá contribuir para a grandiosidade do nosso evento", diz a pró-reitora sobre a conferencista, que é chanceler acadêmico da Universidade Estácio de Sá e diretor corporativo do Grupo Estácio, no Rio de Janeiro; pesquisador em desenvolvimento tecnológico e inovação, com o amparo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mota também é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Bacharel em física na Universidade de São Paulo, mestre na Universidade Federal da Bahia, doutor na Universidade Federal de Pernambuco, pós-doutor na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, e na Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Em ciências, as áreas de atuação são modelagem e simulação em materiais nanoestruturados e desenvolvimento de diagnóstico para detecção de micro-organismos em ambientes hospitalares.
Em educação, as áreas de interesse são: gestão da inovação, tecnologias educacionais inovadoras e aprendizagem independente em educação superior. Presidente do conselho de administração da empresa de inovação Neoprospecta, fundador e assessor especial da empresa britânica EdUKationBr, foi secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; secretário nacional de Educação Superior; secretário nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação.
Mota é professor visitante no Instituto de Educação da Universidade de Londres, pela Cátedra Anísio Teixeira/Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo sido e condecorado pela presidência da República como comendador na classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. São informações de sua apresentação de currículo na Plataforma Lattes. O Enepe deste ano será de 20 a 23 de outubro, com ampla programação.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste