Ações de saúde incluem campanha de prevenção à doença renal
Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico firma parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária



A diretoria da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico, mais conhecida como Carim, está empenhada em ampliar a visibilidade do trabalho que realiza e com isso manter em caráter permanente a campanha de prevenção à doença renal. Nesse sentido é que está formalizada parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), responsável pelo cadastramento e na realização de eventos que levam prevenção à saúde para moradores de Presidente Prudente e de cidades da região.
De agora em diante, nas ações públicas e gratuitas de saúde, cada pessoa que apresentar alterações no teste de glicemia e de aferição de pressão arterial será encaminhada para exame de creatinina, pelo qual é avaliada a função renal. Após o atendimento ofertado pelo Laboratório Exame, em caso da constatação de algum problema, haverá encaminhamento para cuidados médicos, pelo nefrologista Gustavo Navarro Betônico, voluntário do Carim.
Entendimentos sobre a parceria foram feitos na tarde desta quinta-feira (29) no Carim, instalado numa sala cedida pela regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no Parque do Povo. O presidente Walmy Geraldo de Almeida recebeu a equipe de saúde e integração comunitária da Proext, acompanhado pelos tesoureiros Sérgio Krasucki e Rita Krasucki, pela assistente social e a psicóloga, respectivamente, Elaine de Oliveira Almeida e Célia Harumi Tarumoto.
A Proext, pela qual responde a Dra. Angelita Lima, esteve representada pelas coordenadoras de ações extensivas de saúde Rosângela Cristóvão Ferreira e Rosilene Martins Viel, juntamente com o assessor de integração comunitária Darci Galbiati. “Já estivemos juntos em outras ocasiões [Carim e Unoeste], como ocorreu no projeto Integração [TV Fronteira]. Agora, voltamos para uma ação mais ampla. Só temos que agradecer a Unoeste por essa abertura em benefício de muita gente carente”, disse o presidente.
O Carim tem o caráter beneficente e sem fins lucrativos. Com sua equipe - formada por assistentes social, psicóloga, estagiárias e voluntários – atua proporcionando melhores condições de vida às pessoas portadoras de insuficiência renal crônica (especialmente as que realizam hemodiálise), transplantados renais e seus familiares. Mantém estratégias de atenção às dificuldades e limitações das famílias, como forma de amenizar as debilidades e problemáticas provocadas ou agravadas pela doença.
Além do serviço de assistências social e psicológica, o Carim oferece apoio alimentar e o transporte dos pacientes que fazem hemodiálise. A entidade se mantém com a ajuda da comunidade e subvenção municipal. No momento está empenhada em obter mais um aporte oficial, que é a subvenção estadual. “Cada casa que tem um doente renal, a família toda é ocupada no tratamento da doença, especialmente se for o marido ou a esposa. Em qualquer caso, a família fica sem o provedor. Então, precisa de assistência”, explicou Almeida.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste