CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conselheiro do Crea faz apresentação na jornada de Ambiental

Atividade realizada no auditório Primavera reuniu acadêmicos e docentes da graduação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Conselheiro do Crea faz apresentação na jornada de Ambiental
Euzebio Beli apresentou o tema “Atribuições do profissional da Engenharia Ambiental e Sanitária”
Foto: Gabriela Oliveira Conselheiro do Crea faz apresentação na jornada de Ambiental
Palestrante acompanhado pela comissão organizadora da Jornada de Engenharia Ambiental e Sanitária 2014


Trajetória universitária, água e mercado de trabalho são os assuntos propostos para as palestras da Jornada de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste. Para tratar dessas abordagens, a comissão organizadora do evento programou até quarta-feira (14) explanações com profissionais de fora e da universidade. Em consonância com este planejamento, o engenheiro ambiental do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Euzebio Beli, abordou na noite dessa segunda-feira (12), no auditório Primavera, bloco B3, campus II, o tema “Atribuições do profissional da Engenharia Ambiental e Sanitária”.
 
Beli falou um pouco sobre este órgão que está vinculado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). “É importante que os alunos compreendam que o sistema Confea/Crea é responsável pela legalização e fiscalização de atividades técnicas em diversas áreas, como as engenharias”.
 
Ele explica que as atribuições dadas pelo conselho ao engenheiro sanitarista e ambiental dependem das funções exercidas pelo mesmo. “Atualmente, existe uma diferença nas grades curriculares dessa graduação em todo o país, por conta de o Ministério da Educação (MEC) regionalizar este ensino conforme as demandas locais e regionais, o que dificulta uma definição exata de quais competências que podem ser dadas a esses profissionais”, diz.
 
O palestrante comenta que, de modo geral, as pessoas que atuam neste segmento podem trabalhar com gestão ambiental e sanitária do ambiente, recursos naturais e energias renováveis. “Mediante as resoluções do Confea/Crea, estas atribuições são restritas, entretanto, elas podem se ampliar mediante o perfil de formação de cada profissional”.
 
Sobre a vinda à Unoeste, Beli destaca que esta relação da instituição com a sociedade deve prevalecer. “Momentos que possibilitam momentos diferenciados para o público acadêmico são muito válidos, pois permitem uma troca de experiências”.
 
Leila Maria Sotocorno e Silva, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da universidade, revela que a participação dos alunos em atividades como a jornada é muito positiva. “Esses eventos trazem informações que são muito relevantes, pois enriquecem ainda mais o currículo desses universitários, além de estreitar o contato com futuros empregadores ou oportunidades de estágio. Vale dizer que, neste ano, programamos palestras à tarde e à noite, para conciliar com o período de aula das turmas, já que temos o curso integral e noturno”.
 
Ailton Pinto Silva Júnior cursa o 5º termo da graduação. “Para mim esta iniciativa é uma oportunidade de complementar o meu embasamento, além de poder visualizar segmentos em que poderei atuar”. Para a caloura, Alexsandra Santos, as propostas das palestras foram muito bacanas. “Vale a pena participar destas atividades, pois os assuntos são bem interessantes, principalmente para mim que estou no 1º termo e tenho diversas dúvidas sobre a minha profissão”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem