CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enem é requisito para aderir a programas educacionais

Interessados em Prouni, Fies e Ciência sem Fronteiras precisam fazer o exame


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Enem é requisito para aderir a programas educacionais
Benefícios educacionais podem ser adquiridos durante a graduação


Teve início nessa segunda-feira (12) e prossegue até sexta que vem (23) o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e é requisito obrigatório para ter acesso a alguns programas educacionais do governo federal, em instituições de ensino superior, nos quais a Unoeste é conveniada.  Os interessados podem se inscrever no Enem por este site.

O coordenador do Programa Universidade para Todos (Prouni) na Unoeste, Ricardo Sant’anna de Andrade, lembra que o Enem é a porta de entrada para os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni ou adquirir o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – no caso de estudantes que concluíram o ensino médio em 2010 ou depois – além de ser pré-requisito para os programas de bolsa de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como para o Ciência sem Fronteiras.

“É importante que os interessados nesses programas fiquem atentos às datas da inscrição e das provas do Enem, mesmo àqueles que já estejam matriculados no ensino superior, pois em qualquer termo do curso é possível conseguir a bolsa pelo Prouni (desde que não seja formado em alguma graduação) ou adquirir o Fies”, relata Sant’anna.

A expectativa, conforme informado no site do Ministério da Educação (MEC), é que mais de 8 milhões de candidatos se inscrevam no Enem, sendo que em 2013 foram mais de 7,1 milhões. A inscrição é gratuita para os estudantes de escolas públicas e para aqueles que se declaram carentes. Aos demais, a taxa é de R$ 35. Para tirar dúvidas dos candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) produziu um passo a passo com instruções para a inscrição.

Prouni – Quem fez o Enem em 2013 e obteve mais de 450 pontos tem mais uma chance para conseguir ingressar, por meio do Prouni, no ensino superior ainda neste ano. É que a Unoeste irá oferecer 2.086 bolsas integrais (100%) para o segundo semestre de 2014, como revela Sant’anna.

Fies na Unoeste – O Fies na Unoeste não tem limite financeiro, ou seja, qualquer aluno matriculado pode aderir ao programa, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pelo governo federal. Todas as exigências estão esclarecidas no portal do Fies.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem