Etecs de Prudente e região participam do Agrárias em Ação
Alunos das escolas técnicas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cursos de agrárias da Unoeste



Foi realizada na manhã desta sexta-feira (30), no campus II da Unoeste, a 4ª edição do Agrárias em Ação. Idealizado pelos cursos de Ciências Agrárias da universidade, o evento reuniu mais de 150 estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá e Dracena.
Em um primeiro momento, os alunos foram recepcionados, no auditório Azaleia do bloco B3, pelos coordenadores Dr. Carlos Sérgio Tiritan (Agronomia), Ana Cláudia Ambiel (Zootecnia), Gláucia Padra Kanashiro (Medicina Veterinária), José Luis de Lima Astolphi (Agronegócio e professor de Zootecnia) e Luis Eduardo Vieira Pinto (docente representante da Produção Sucroalcooleira), que deram as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o publicitário do Departamento de Comunicação, Richard dos Santos Minelli, fez uma breve palestra institucional, que abordou tópicos como processo seletivo, programas de bolsas de estudo e financiamento e serviço de orientação profissional.
Terminada a recepção, os estudantes foram divididos em grupos, para o desenvolvimento das visitas às estações programadas para o evento. Neimar Rotta Nagano é um dos docentes responsáveis pela iniciativa. Ele explica que foi elaborada a apresentação de três estações. “Cada momento teve como foco mostrar um pouco sobre as atividades e a infraestrutura dos cursos de agrárias”. O professor revela, ainda, que a participação do curso de Agronomia é por meio dos universitários dos 7º e 8º termos, que fazem a disciplina de Extensão e Comunicação Rural. “Os universitários explanaram sobre as práticas da graduação, especificamente as realizadas nos laboratórios do bloco Q do campus II”. Para Luan Augusto Bellini, do 8º termo de Agronomia, essa experiência foi muito interessante. “Além de falar sobre a agronomia, tive a oportunidade de divulgar o nome da universidade onde estudo”.
O Dr. Luís Carlos Vianna, docente do curso de Medicina Veterinária, foi o responsável pelas atividades desenvolvidas pelo 7º termo da graduação. “Essas ações são uma complementação da disciplina de Extensão Rural. É importante dizer que as estações desenvolvidas pelos futuros veterinários foram apresentadas nas dependências do Hospital Veterinário (HV), onde eles falaram um pouco dos setores do local e dos serviços prestados”. A futura veterinária, Aline Dayana Rodrigues, pontua que essa vivência foi significativa. “Esses estudantes tiveram a oportunidade de visualizar como funciona uma instituição de ensino superior. O entrosamento com esse público foi diferenciado!”.
A Dra. Marilice Zundt Astolphi é docente do curso de Zootecnia e foi responsável pela apresentação da graduação. Ela conta que os acadêmicos dos 3º, 5º e 7º termos mostraram as instalações de bovinocultura leiteira, ovinocultura e suinocultura. “Esses futuros profissionais tiveram a oportunidade de explanar um pouco sobre as atividades desenvolvidas no curso, a situação do mercado de trabalho e quais os campos de atuação”. Thiago de Oliveira Lima Zaro esteve presente na leiteria, para tratar sobre as ações realizadas. “Essa iniciativa foi muito boa, pois tivemos a oportunidade de revelar que o nosso curso possibilita um aprendizado prático”, diz o acadêmico.
Para Marilice, o Agrárias em Ação é de grande relevância. “Esse projeto possibilita experiências diferenciadas em que os alunos visitantes conhecem mais sobre os cursos de agrárias e os universitários colocam em prática muitos dos conhecimentos vistos dentro e fora da sala de aula”. A estudante da Etec de Prudente, Nerrie de Oliveira, conta que está indecisa entre Engenharia Ambiental e Medicina Veterinária, e salienta que esse evento a ajudará muito na escolha. “É a primeira vez que venho à Unoeste. Estou feliz em poder conhecer essa universidade e, também, poder me informar mais sobre os cursos de agrárias e o mercado de trabalho para os profissionais desses segmentos”, conclui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste