CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Médico relaciona colesterol e infarto na Semana do Coração

Cardiologista aponta que tratamento intensivo pode reduzir doença cardiovascular que leva ao infarto


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Médico relaciona colesterol e infarto na Semana do Coração
Palestrante Wilson Salgado Filho é doutor em cardiologia e médico do Incor
Foto: Matheus Teixeira Médico relaciona colesterol e infarto na Semana do Coração
Teatro César Cava, no campus I da Unoeste, abriga três palestras do evento
Foto: Matheus Teixeira Médico relaciona colesterol e infarto na Semana do Coração
Salgado Filho recepcionado pelos professores Michel Cecílio, Mozart Gonçalves Filho e Margaret Cavalcante


A abertura oficial da 10ª Semana do Coração foi realizada na noite de ontem (6), quando a Unoeste recebeu Wilson Salgado Filho, doutor em cardiologia e médico do Instituto do Coração (Incor). Ele informou que o tratamento intensivo para pacientes com gravidade em mau colesterol alto (hipercolesterolemia) pode trazer redução ou estabilização da aterosclerose coronária subclínica, doença cardiovascular que leva ao infarto. Hoje (8), no teatro César Cava, campus I, às 19h30, Rui Manuel dos Santos Póvoa, doutor em Cardiologia e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fala sobre hipertensão arterial.

“Quando se tem pacientes com colesterol alto desde o nascimento, consegue-se visualizar a placa em formação. Com isso, observamos, no Incor, que o tratamento intensivo, em alguns casos, realmente até regrediu ou estabilizou a placa, mas isso não é uniforme”, declara Salgado Filho. Hoje em dia existem métodos muito interessantes para tentar detectar a aterosclerose antes que ela se torne um infarto, como a “angiotomografia de artéria coronária, um exame que consegue processar a imagem tridimensional”. No entanto, o doutor observa que todos esses exames precisam ser indicados, normalmente por cardiologistas. E como os infartos aumentam em jovens, por causa da incorporação de fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, estresse, sedentarismo e má alimentação, Salgado Filho alerta que sempre é fundamental combater o LDL (mau colesterol), pois é um problema real.

Além da palestra ministrada pelo profissional do Incor, foram apresentados dois estudos multicêntricos da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com a participação da Unoeste e do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente: Registro do Paciente de Alto Risco Cardiovascular na Prática Clínica – parceria com o Hospital do Coração (HCor); e Estudo Brasileiro de Fibrilação Atrial – parceria com o HCor e a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

A mesa de abertura da 10ª Semana do Coração foi composta, no teatro César Cava, pelo Dr. Wilson Salgado Filho, por Mozart Alves Gonçalves Filho, presidente da regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e professor da Unoeste, além de dois docentes do curso de Medicina da universidade que também são cardiologistas, Margaret Assad Cavalcante e Michel Jorge Cecílio (coordenador da graduação). A 10ª Semana do Coração é uma realização de Unoeste, HR e Socesp. Confira a programação de hoje (7) e amanhã (8) aqui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem