CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisador de filosofia da educação fará abertura do Enapi

Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica será dia 22 de outubro, como parte do Enepe


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Antonio Scarpinetti / Ascom Unicamp Pesquisador de filosofia da educação fará abertura do Enapi
Dr. Antônio Joaquim Severino fará a conferência de abertura do Enapi
Foto: Cedida Pesquisador de filosofia da educação fará abertura do Enapi
Santos, Severino, Carvalho e Sagula, na universidade do Uruguai


A conferência de abertura do 19º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) será com o renomado pesquisador Antônio Joaquim Severino, muito conhecido da comunidade acadêmica brasileira pelos seus livros. Um deles é o Metodologia do Trabalho Científico, em sua 22ª edição. Será na manhã de 22 de outubro, conforme programação em elaboração do Enepe 2014 – o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste – no qual o Enapi está inserido.

Entre outras publicações do pesquisador sobre filosofia e filosofia da educação, estão os livros Educação, Idelogia e Contra-idelogia; Métodos de Estudos para o 2º Grau; A Filosofia no Brasil; Filosofia da Educação; e Educação, Sujeito e História. Nos anos 1960, o mineiro de Carmo do Rio Claro graduou-se e se tornou mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Na década seguinte tornou-se doutor na PUC de São Paulo. Em 2000, obteve a livre-docência pela USP.

Aposentado pela USP como professor de Filosofia da Educação, onde atua como colaborador, acumula experiências também vividas em outras instituições, como a PUC de Campinas, a Unicamp e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente integra o corpo docente na pós-graduação da Uninove, a Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação.

Durante reunião preparatória do Enepe, a deste mês de maio, o Dr. Marcelo George Mungai Chacur anunciou a vinda de Severino. Contou que o convite foi feito pela coordenadora do Programa de Mestrado em Educação, Dra. Camélia Santina Murgo Mansão, juntamente com o professor de Filosofia da Educação, Dr. Genivaldo de Souza Santos.

Para Camélia, a conferência do ilustre pesquisador será um ganho aos participantes do Enepe, que ocorrerá de 20 a 23 de outubro. “Ele tem boa produção de livros, em termos de qualidade e de conteúdo didático, que propagam conhecimento sobre os procedimentos de pesquisa e a compreensão do pensamento científico. O professor Genivaldo conhece de perto o trabalho dele”, comenta a coordenadora.

“Iremos receber um pesquisador pioneiro em filosofia da educação no Brasil; divulgador da filosofia e da filosofia da educação, proporcionando expressiva contribuição ao ensino universitário, na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Seu livro Metodologia do Trabalho Científico é clássico”, afirma Santos, citando a publicação que ultrapassou 20 edições.

Conforme Santos, a conferência no Enapi reaproxima Severino da Unoeste, para a qual atuou, na condição de consultor, no processo de consolidação do Programa de Mestrado em Educação, oferecendo conselhos e diretrizes dentro das normas de cientificidade. Santos revela o fato que o aproximou de Severino. Seu orientador no doutorado, Dr. Alonso Bezerra de Carvalho (vinculado à Unesp em Assis) foi orientando de Severino no doutorado na USP.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem