Publicitário faz palestra bem humorada sobre internet
Erickson Monteiro trouxe na 19º Semana de Comunicação Unoeste discussões sobre assuntos como empreendedorismo, multimidialidade e interatividade

“Internet é vida”. Com esta frase, o estudante de publicidade Erickson Monteiro deu início ao animado segundo dia da 19º Semana de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp) da Unoeste, na noite desta terça-feira (13), no auditório Azaléia, bloco B3, campus II da Unoeste.
Natural de Recife (PE), o social media de 20 anos, ficou conhecido pelo blog Plugcitários, voltado para a área publicitária, por ser um dos mais jovens publicitários da internet e por comandar um programa de rádio diário com apenas 10 anos.
O blog responsável por trazer prestígio ao jovem, o Plugcitários, tem cerca de 50 mil visitas por mês e atualmente. Segundo Monteiro, ele possui por volta de 25 colaboradores e aborda assuntos como games, fotografia, publicidade e arte. Atualmente o estudante de publicidade e sua equipe trabalham com mais ênfase na realização de eventos, palestras e workshops e congressos. O jovem palestrante conta que só no ano passado, participou de 15 eventos voltados para o mundo da publicidade e o empreendedorismo.
Segundo ele, o lema defendido nas suas apresentações é que “todo mundo pode apreender”. O futuro publicitário revela que já visitou cidades como Belo Horizonte, Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN), para explanar as suas ideias. “A equipe do blog também promove anualmente, nas cidades de São Paulo e Recife (PE), o Plugcitários Week. Trata-se de um congresso dividido em quatro dias. Possui mais de oito workshops, palestras e minicursos”, explica.
O jovem, porém experiente palestrante, afirma que escolheu a internet como veículo para trabalhar, por ser um ramo da publicidade voltado ao futuro. “Além de ser um mercado amplo, rápido, eficaz e de fácil acesso entre o consumidor e a empresa.”
Na palestra desta terça-feira (13/05) na Semana de Comunicação da Unoeste, Monteiro mostrou com muito bom humor, que cerca de 50% das pessoas checam algum aplicativo ao acordar e metade destes indivíduos confere algum programa de celular antes de dormir. “Além de 86% dos internautas que já compraram algo na internet, estes dados são perfeitamente aplicados ao Brasil, pois é o maior país de vendas online na América Latina e o oitavo no mundo.” Com vídeos que circularam e ainda circulam na rede, casos pitorescos que viraram febres instantâneas, os chamados ‘virais’, o palestrante procurou enfatizar em todo momento que a internet é o mercado do futuro.
“Achei muito legal a palestra, principalmente pelo fato de ser tão jovem e já ter conquistado tantas coisas. Isso nos anima”, disse o estudante do 3º termo, Vitor Campos. Para o professor da Facopp, Haroldo Felipe, “o palestrante mostrou muita maturidade, experiência e influência na publicidade”.
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da universidade, Larissa Crepaldi Trindade, afirma que a palestra de Monteiro foi fantástica, pois foi possível visualizar que as pessoas podem alcançar grandes caminhos apenas tendo força de vontade. “É visível sua experiência prática na área e a influência que ele exerceu sobre os jovens aqui presentes, a partir das ferramentas certas.”
Serviço – A 19ª Semana de Comunicação da Facopp prossegue nesta quarta-feira (14/05) com a palestra do fotógrafo, jornalista e pesquisador Paulo César Boni. Ele abordará a fotografia jornalística e publicitária como fonte de pesquisa. Será no auditório Azaleia, às 19h30, bloco B3 no campus II da Unoeste.
Por Gabriel Mota, estagiário em Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste