CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar fecha semestre com 1,3 mil atendidos

Cerca de 20% dos alunos são encaminhados para exame médico, que será realizado no banco de olhos da Santa Casa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar fecha semestre com 1,3 mil atendidos
Aplicação de teste voltado a detectar daltonismo
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar fecha semestre com 1,3 mil atendidos
Avaliação da visão com a utilização da Tabela de Snellen
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar fecha semestre com 1,3 mil atendidos
Representantes da Unoeste, Lions e Banco de Olhos


O Programa Saúde Visual do Escolar teve, na tarde desta terça-feira (13), o encerramento dos atendimentos prestados aos alunos do 6º ano do ensino fundamental, relativos ao cronograma para o primeiro semestre. Passaram de 1,3 mil atendidos em 13 escolas da rede estadual de ensino, do total de 24 inseridas na iniciativa do Lions Clube Cinquentenário e que tem a Unoeste entre os parceiros. Nas outras 11 escolas os serviços serão levados no segundo semestre, com os testes de acuidade aplicados por estudantes de Medicina, acompanhados por professores.

Os números oficiais somente serão conhecidos no decorrer desta semana, conforme levantamento em andamento pela equipe do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente. Cópias dos documentos serão encaminhadas aos parceiros e ao Ministério Publico, em atendimento à solicitação do promotor da Infância e da Juventude e da Pessoa com Deficiência, Luiz Antônio Miguel Ferreira. A estimativa é de que cerca de 20% dos alunos passarão por exames médicos.

Na próxima terça (20, a partir das 7h30, serão recebidos para exame clínico, no Banco de Olhos, alunos de nove escolas; enquanto os de outras quatro farão das 13h em diante, com atendimento pelo médico Leonardo Castilho. O presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, disse hoje à tarde, na escola do Jardim Humberto Salvador (recém-inaugurada e à espera de receber denominação), que houve a necessidade de mexer na planilha, por conta de alguns exames a mais, incluindo os de alguns alunos de 7º e 8º anos.

O programa Saúde Visual do Escolar atende a cada aluno de escolas públicas em dois momentos: quando ingressa no 1º ano do ensino fundamental, ao ingressar na Rede Municipal de Educação; e quando entra no 6º ano, para fazer o segundo ciclo, que ocorre na Rede Estadual de Ensino. Até 2010, o programa não mantinha regularidade em relação à totalidade das escolas, com atendimento levado para no máximo dez. De 2010 para cá passou a ser regular, contemplando todas as escolas estaduais. Atualmente são 24.

Os alunos do primeiro ciclo são atendidos por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Na fase posterior, são estudantes de Medicina da Unoeste que aplicam os testes e os exames são feitos por médicos do Banco de Olhos. A participação da Unoeste é viabilizada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), que nesta terça-feira esteve representada pela coordenadora de Ações Extensivas de Saúde, Rosângela Cristóvão Ferreira, e pelo assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati. Pela Medicina compareceram as professoras Luciana Vasconcelos e Elenice Duarte.

A equipe do Banco de Olhos contou com a assistente social Fátima Rota, juntamente com o estagiário Anderson Kleber e o enfermeiro Thiago Vitorino. Pelo Lions Clube Cinquentenário esteve presente o presidente Leobardo Calderón.  Na escola do Humberto Salvador, bairro originário de loteamento popular, 90 alunos passaram pelos testes e dez foram encaminhados para consultas, o que representa o índice de 11,11%, o mais baixo por unidade escolar do semestre, sendo que o mais alto foi de 30,26%, na Escola Hugo Miele, na Vila Esperança.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem