Estudante de Engenharia Civil segue para intercâmbio em Iowa
Mais de dez estudantes brasileiros rumam para o mesmo destino, com bolsas do Ciências sem Fronteiras

A Universidade de Iowa recebe mais de dez estudantes brasileiros pelo programa Ciência sem Fronteiras. Entre eles está Hugo Rojas Converso. O jovem prudentino, de 21 anos, faz Engenharia Civil na Unoeste. Está com viagem marcada para os Estados Unidos na segunda-feira (16), onde fará dois meses de inglês e 12 de disciplinas, havendo ainda a possibilidade de se inserir em iniciação científica e fazer estágio.
Inscrito no meio do ano passado, depois de conhecer o programa pela internet, estava na busca de um intercâmbio para melhorar o inglês e achou perfeito ao descobrir a possibilidade de associar a oportunidade com os estudos de Engenharia. Com pontuação satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 500 pontos no teste de proficiência Toefl e bom histórico escolar, teve seu nome homologado.
Apoiado por sua família, pelo curso onde estuda e pela Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste, Converso conta que não teve dificuldades em cumprir as etapas do processo de candidatura à bolsa. Cita e agradece o coordenador da Engenharia Civil, Amaro dos Santos, e o professor Dr. Ivam Resina por darem a carta de recomendação; e o assessor para assuntos interinstitucionais, Dr. Antonio Fluminhan Júnior, pelo amplo apoio.
Ao classificar o curso na Unoeste como bom, que é de período integral e onde concluiu agora o 5º termo, comenta sobre o fato de ser puxado e cada vez mais difícil. “Por isso é bom e para mim ficará ainda melhor, em relação ao mercado de trabalho, com o intercâmbio que me dará uma visão maior de mundo”, diz e conta sobre a felicidade dos professores aos quais disse que faria a experiência internacional: Felipe Bittencourt Figueiredo e Maria Helena Zangari Ballarim.
“Meus pais também ficaram felizes e têm a mesma expectativa minha, a de que viverei uma experiência muito rica”, fala o filho de engenheiro civil e de fisioterapeuta formados pela Unicamp. Paulo Roberto Converso trabalha em sua área de formação e Estelita Rojas Converso aposentou-se como professora da Unesp. Caçula de três irmãos, Hugo conta que Thiago, o mais velho, é formado em Biotecnologia e faz doutorado na USP; e Paula, a do meio, fez Engenharia de Produção na UEM e está numa especialização no Senac.
O estudante da Unoeste é o segundo da família a fazer um intercâmbio internacional, já que seu irmão esteve dois meses na Nova Zelândia. Sobre a universidade onde ficará 12 meses, a informação que tem é de sua atuação destacada no segmento das Ciências Agrárias, por estar localizada numa área de forte produção do Agronegócio, além de ser muito boa em Engenharia Náutica e Mecânica. A volta de Converso para a Unoeste será no segundo semestre do ano que vem.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste