Incubadora de empresas anuncia 16 vagas para pré-residentes
Inscrições estão abertas, podem ser feitas até o final do mês e interessado deve apresentar plano de negócios

Edital publicado pela Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), que tem a Unoeste como uma das parceiras, anuncia a oferta de 16 vagas para pré-residentes; pessoas interessadas em desenvolver produtos ou serviço que podem iniciar o negócio sem a necessidade do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O gerente Luís Horácio Ramos Isique anuncia que as inscrições podem ser feitas até o final de junho. A inscrição ocorre mediante apresentação de um plano de negócios, com instruções disponibilizadas, por escrito e em vídeo, no site da incubadora.
Para ajudar na elaboração do plano, nesta sexta-feira (13) haverá palestra ofertada pelo Sebrae com o tema “Como transformar sua ideia em plano de negócios”. Será às 19h, na sala de reuniões da Intepp, no bloco B1 do campus II da Unoeste. Realização aberta ao público em geral, incluindo dois inscritos e 12 pré-inscritos. “A proposta é transformar as ideias dos empreendedores em produtos ou serviços, auxiliando no desenvolvimento completo dos negócios”, diz o gerente da Intepp.
Por ocasião da palestra, se houver interesse dos participantes poderá ocorrer o curso de como fazer o plano de negócios, também por intermédio do Sebrae. A escolha do pré-residente se dá através do plano submetido à apreciação de comissão técnica e do conselho deliberativo, formado por representantes da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, Unesp e Associação Comercial e Empresarial (Acipp). Em alguns casos, são convidados especialistas.
Os inscritos que forem classificados serão recebidos de 20 a 30 de agosto deste ano, inicialmente por 12 meses como pré-residentes, com o prazo prorrogável por mais um ano. Após desenvolver o negócio como um todo, o que pode ocorrer já nos primeiros seis meses ou mesmo após os dois anos, o empreendedor poderá continuar recebendo o apoio da incubadora, porém haverá necessidade de ser residente, o que compreende obter o CNPJ. O pré-residente é recebido num ambiente coletivo e o residente numa das oito salas individuais. Para o residente, o processo de inscrição é de fluxo contínuo.
Em ambos os casos são disponibilizadas infraestrutura com mesa, cadeiras, computador, armário, telefone, internet e serviço de secretaria. Para o incubado, o custo é de R$ 300, sendo que nos primeiros seis meses recebe desconto de R$ 200. A assessoria ofertada dá condições de desenvolver um bom produto ou serviço, possibilitando uma rede de contatos proporcionada pela Acipp. O ciclo de avaliação é bimestral, voltado para mapear o desenvolvimento do produto ou serviço, com ajuda na solução de possíveis problemas.
A incubadora tecnológica é aberta a qualquer autor de proposta que se apresente viável, sem exigência de grau de escolaridade, embora seja muito comum os empreendedores estarem fazendo um curso superior ou de formação técnica. Podem se candidatar moradores de Presidente Prudente e dos municípios que compõem a 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo. A Intepp está aberta para visitas agendadas, como as ocorridas recentemente por alunos de Administração da Unoeste e da Escola Técnica (Etec) de Pirapozinho.
Serviço – Inscrições neste site. Mais informações no telefone (18) 3229-3283.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste