Rede de Bibliotecas adquire scanner de voz
Equipamento que auxilia os deficientes visuais da universidade converte texto impresso em fala de alta qualidade



A Rede de Bibliotecas da Unoeste “Cecilia Guarnieri Denari” adquiriu recentemente o Scanner PlustekBookReader. “Esse equipamento permite a conversão de texto impresso em fala de alta qualidade com voz realista e pode ser usufruído pelos alunos com deficiência visual da universidade”, explica Regina Liberati Silingovschi, coordenadora da rede. Dentre as suas características, o scanner transforma palavras impressas em saída de áudio, que pode ser salvo em formato mp3 para o arquivo e acesso posterior. “Têm ainda, funções como lentes de aumento, controles de fontes, de volume e de fala, marcadores de página e leitura de textos em PDF”, diz a bibliotecária.
Está disponível no Centro de Multimídia da Unidade de Informação 3, localizada no campus II. “A compra foi uma sugestão dos membros que compõem o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e foi proposto como um recurso para auxiliar no aprendizado dos estudantes cegos e com baixa visão”, lembra Regina, que também é a coordenadora do NAI. Ela acrescenta que os funcionários da biblioteca estão aptos para o manuseio e fornecimento de orientações durante o uso do instrumento pela comunidade acadêmica.
Jéssica Aline de Carvalho Pereira, do 1º termo de Jornalismo e Renan Galvão de Castro Bezerra, do 5º termo de Gestão da Tecnologia da Informação são deficientes visuais e conheceram o equipamento esta semana. “Como gosto bastante de ler esse material vai ser ótimo! Vai auxiliar também nas minhas aulas em que são utilizadas várias referências bibliográficas”, conta Jéssica.
Bruna dos Santos Vieira está no 9º termo de Psicologia. Ela revela que possui o Scanner PlustekBookReader em sua residência. Sobre a aquisição pela universidade, ela acredita que vai acrescentar aos recursos já disponibilizados, possibilitando um ensino ainda mais qualidade. “A maior evolução nisso tudo é saber que os alunos com a mesma deficiência que a minha poderão usufruir de um equipamento que torna a nossa biblioteca ainda mais acessível”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste