CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão de Cidadania no Campo mobiliza Presidente Epitácio

São prestados diversos serviços para trabalhadores do segmento que representa mais de 25% da economia local


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mutirão de Cidadania no Campo mobiliza Presidente Epitácio
Aferição de peso pelo curso de Nutrição; um dos serviços da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Mutirão de Cidadania no Campo mobiliza Presidente Epitácio
Expressiva participação da comunidade epitaciana no mutirão
Foto: João Paulo Barbosa Mutirão de Cidadania no Campo mobiliza Presidente Epitácio
Cerimônia de abertura do 10º Mutirão de Cidadania no Campo

O 10º Mutirão de Cidadania no Campo mobiliza Presidente Epitácio (SP). Realizado sábado (31), das 8h às 17h na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Gerson Constante de Oliveira, o evento ofereceu diversos serviços de prevenção à saúde, emissão de documentos, casamento comunitário e orientações de ordem pessoal e voltadas para o trabalho no campo. Estimativa da administração municipal é de que o segmento do agronegócio representa entre 25% e 30% da economia local.

Nas mais de mil pequenas propriedades, incluindo 490 famílias de assentados, prevalece a produção de hortifrutigranjeiros comercializados, em grande parte, junto aos programas sociais para abastecer a merenda escolar e outros setores da atividade pública. Nas grandes propriedades predominam a criação de gado e a lavoura da cana-de-açúcar que produz mais de 2 milhões de toneladas por ano, conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura.

Para o secretário Marcelo Martelli Matos, diante de um segmento tão expressivo, o mutirão é algo muito positivo. O prefeito Sidnei Junqueira da Silva “Picucha” afirma que o evento voltado para a cidadania exerce um grande papel social e elogia a iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Epitácio, incluindo a Unoeste entre os parceiros.

Por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a Unoeste ofereceu serviços preventivos de saúde, das 8h às 12h, envolvendo estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Nutrição, Biomedicina, Radiologia, Fisioterapia e Educação Física; acompanhados e orientados pelos professores Carlos Augusto de Carvalho Filho, Rosângela Cristóvão Ferreira, Luciane Romero e Ariovaldo de Souza Ribeiro. Emissões de RG e CPF foram feitas, respectivamente, pela Polícia Civil e Banco do Povo.

Na cerimônia de abertura falaram os representantes do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Fabrício Cabanilha Laguna; Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil, tenente Kátia Sodeyama; Polícia Militar, cabo Mariza Pereira da Silva; Unoeste, Rosângela; oficial do Cartório de Registro Civil, Rosimeire Solange dos Santos Ferreira; secretária da Educação, Liana Aparecida Cossa do Prado; vereador Hevair Luiz Rodrigues da Silva; prefeito Picucha e o coordenador do evento Ailton Nonato. O cerimonial foi conduzido pelo locutor da Band FM (96,9), Léo Sábio.

Nonato disse que a contribuição da Unoeste tem sido tão boa, neste e em anos anteriores, que já está feita a solicitação da participação também em 2016. Ao citar os parceiros do mutirão, Picucha também citou a Unoeste. Pela manhã, um dos grandes momentos do evento foi o casamento comunitário, com 30 casais legitimando as suas uniões para fazer valer seus direitos e deveres mútuos, como os de partícipes de bens patrimoniais e de responsáveis pelos encargos da família. Entre os serviços também foi oferecido corte de cabelo. Previdência Social, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procon, Fundo Social e secretárias municipais estiveram envolvidos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem