Capacitação técnica e aprimoramento preparam para o mercado
Modalidades de pós-graduação são ofertadas pelos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária; inscrições para o processo seletivo já estão abertas
Isabella Guartieri, 25, Vinícius de Almeida Silva, 22 e Yara Prestes, 26, além da atuação na área das agrárias, esses três jovens têm outra característica em comum: buscaram na Unoeste a educação continuada por meio de programas de Capacitação Técnica e Aprimoramento Profissional, ofertados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da universidade.
Egressa da instituição, Isabella formou-se em dezembro de 2013 e em maio deste ano se tornou a primeira zootecnista a integrar o Programa de Capacitação Técnica em Zootecnia da universidade. “Esse tipo de qualificação é uma ótima forma de agregar valor ao currículo, que é extremamente importante para qualquer profissional. Por meio dessa iniciativa, adiciono todo o aprendizado teórico obtido durante a graduação com a prática necessária no cotidiano de qualquer propriedade”. Observa que apenas a teoria não é o suficiente nas assíduas competições do mercado. “São ações como esse programa que moldam o profissional de acordo com as praticidades e raciocínios desejados do mercado”, conclui Isabella.
O engenheiro agrônomo Vinícius de Almeida Silva concluiu o curso na Unoeste no 2º semestre de 2014 e ingressou no Programa de Capacitação Técnica em Agronomia da instituição em junho de 2015. Como a sua família não tem experiência com o campo, ele revela que buscou nesse tipo de qualificação uma vivência prática e aprofundada. “Atuo tanto no campus II como na Fazenda Experimental da universidade. Nesses ambientes tenho a oportunidade de desenvolver várias funções, como manutenção dos pomares, plantios experimentais, além de auxiliar nas análises de laboratório”. Destaca que o aprendizado enriquecedor ajuda na escolha pelo campo de atuação. “Pretendo me especializar cada vez mais, principalmente na área de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) atrelada à agricultura de precisão”.
Formada em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), Yara Prestes buscou na Unoeste a oportunidade de integrar o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, no setor de clínica cirúrgica de pequenos animais. “Escolhi essa instituição, pois ela conta com um Hospital Veterinário (HV) que dispõe de uma intensa rotina de atendimentos e possui uma ótima estrutura física”. Aprimoranda desde fevereiro de 2014, ela pontua que essa pós lato sensu acrescenta mais do que conhecimento técnico, pois permite um crescimento pessoal. “Aprendemos a agir de maneira mais adequada frente às diversas situações das quais somos submetidos no dia a dia da nossa profissão. É relevante dizer que, antes de qualquer coisa, temos que ter insistência e determinação que, aliadas à calma e paciência, nos realiza e capacita para atuar com sucesso na área escolhida”, conclui.
Oportunidade diferenciada – Aqueles que desejam seguir os mesmos passos desses jovens profissionais podem se inscrever para o processo seletivo dos programas de Capacitação em Agronomia e Zootecnia e de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária.
Os coordenadores de Agronomia e Zootecnia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan e Ana Cláudia Ambiel explicam que agrônomos e zootecnistas formados no máximo há dois anos já podem se inscrever até o dia 12 de novembro, sendo que existe uma vaga disponível para cada área. “Esse procedimento deve ser feito na coordenação dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias, localizada na sala 110, bloco B, campus II da Unoeste, das 8h às 10h e das 14h às 16h”, diz Tiritan. De acordo com Ana, a taxa de inscrição é de R$ 35 e são requeridos, nesse ato, a entrega de documentações que constam no edital. “O processo de seleção será realizado no dia 16 de dezembro e será composto por duas etapas: entrevista individual e análise de currículo. O resultado sairá no mesmo dia e o candidato aprovado poderá efetuar a matrícula entre os dias 17 e 18 de dezembro”, diz a coordenadora.
Rejane Batista Brinholi, coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária da Unoeste, pontua que podem se inscrever veterinários formados em qualquer instituição de ensino credenciada pelo MEC. “Disponibilizamos vagas para os setores de anestesiologia veterinária (1 vaga), clínica cirúrgica de pequenos animais (2 vagas), clínica médica de grandes animais (1 vaga) e diagnóstico por imagem (1 vaga)”, diz.
Ela destaca que pela primeira vez será ofertada vaga na área de imagem. “A completa expansão desse segmento, principalmente por causa do desenvolvimento de aparelhos de alta tecnologia, como a tomografia e ressonância magnética, aumentou a procura por esse tipo de capacitação por profissionais que estão terminando a graduação e até por aqueles que têm alguns anos de experiência clínica”.
Segundo Rejane, as inscrições para o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária já estão abertas e devem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2016. “Cada candidato pode participar somente de uma especialidade. Para isso, basta se inscrever pela internet e pagar uma taxa de R$ 50”. Explica que o processo seletivo compreende em três etapas eliminatórias compostas por prova objetiva/dissertativa a ser realizada no dia 1º de fevereiro de 2016, análise de currículo e, por fim, entrevista no dia 3 de fevereiro, quando também será divulgado o resultado final, às 17h. “As matrículas poderão ser feitas entre 5 e 12 de fevereiro”, completa.
Fique sabendo – Para informações mais detalhadas, confira os editais dos processos seletivos dos programas de Capacitação em Agronomia e Zootecnia e do Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste