Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde tem grupo gestor
Um dos objetivos é proporcionar ao paciente um produto de qualidade com a maior economia possível

Otimizar o serviço de saúde com o melhor custo benefício é um dos objetivos da Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS). Em Presidente Prudente, a Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste está à frente desse propósito com o funcionamento do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats), um dos seis existentes no Estado de São Paulo e que integra a Rede Paulista de ATS, vinculada à Rede Brasileira (Rebrats), do Ministério da Saúde. Em reunião realizada nesta sexta-feira (11), na coordenação da Famepp, foi oficializado o primeiro grupo gestor do Nats, o qual integra representantes da universidade, de hospitais, Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão Regional de Saúde (DRS-11).
“O intuito dos núcleos é preparar e formar profissionais para que agreguem informações ao Rebrats. O objetivo é oferecer ao paciente um produto de qualidade com a maior economia possível. Então, para nós que temos essa vocação de tratar as pessoas, isso é muito interessante, pois vamos trazer maior quantidade de tratamento, com melhor qualidade e, consequentemente, com custo baixo”, pontuou um dos supervisores do grupo, o médico e professor da Unoeste Michel Jorge Cecílio. Segundo ele, um dos propósitos também é avaliar recursos já existentes, mas que não são bem utilizados, como, por exemplo, para diagnósticos mais precisos de possíveis doenças, de forma mais rápida e segura, otimizando o serviço de saúde.
Coordenado pela professora doutora Édima de Souza Mattos, o núcleo da Faculdade de Medicina visa, dentre outros aspectos, formar uma rede de extensão e pesquisa com o intuito de produzir e disseminar estudos no âmbito da avaliação tecnológica em saúde. “Teremos o envolvimento de todos os cursos da área da saúde e contamos com parceiros importantes, como o Hospital Regional de Presidente Prudente”, relata a coordenadora.
Na reunião desta sexta-feira, além da Dra. Édima, também estiveram presentes os seguintes integrantes do grupo gestor pela Famepp: Nilva Galli (coordenadora da Famepp), que juntamente com Cecílio e o médico José Antônio Bressa foram nomeados como supervisores do núcleo; Marjori Leiva Camparoto; Ilse de Lima Arruda Storel; Claudia Calvo Alessi; Lilian Arantes de Souza; Neide Maria de Castilho; Cristiane Rizo; e Margarida Maria Silveira. Ainda integram o núcleo a psicóloga Cecília Emília de Oliveira Creste e os médicos Alex Wander Nenartavis, Armênio Alcântara e Rebeca Carvalho Bressa.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste