Codeter do Pontal define ações para 2015 e realiza eleição
Planejamento será fechado em maio e dentre os eventos está acertado o fórum da saúde, no dia 24 de abril


A Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste anuncia decisões tomadas pela plenária do Colegiado de Desenvolvimento Regional (Codeter) do Pontal do Paranapanema, realizada nesta semana. Está definido previamente o plano de ações. O planejamento será fechado em maio deste ano. Um fórum de saúde está marcado para o dia 24 de abril, sendo que na quarta-feira da próxima semana (11) haverá reunião de acerto dos detalhes, às 9h, no campus da Unesp em Presidente Prudente.
O fórum será em Teodoro Sampaio (SP) ou Sandovalina (SP) e já estão definidos três pontos: denúncia pública sobre a contaminação de trabalhadores e moradores do campo devido ao uso de agrotóxicos; apresentação de diagnóstico sobre essa situação por trabalhadores rurais assentados; criação de rede para discussão da saúde pública e realização de fóruns em continuidade ao primeiro. Várias são as instituições envolvidas na comissão organizadora, com a Proext representada pela coordenadora de ações extensivas da saúde, Rosilene Martins Viel.
Vários assuntos foram tratados durante a plenária, conforme a coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines. Entre os temas constaram: apresentação Estratégia de Gestão Territorial do Plano Safra (EGTPS), formação da comissão para instalação do Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa), oferta de cursos pelo Pronatec campo, o Programa Luz para Todos e o Programa Nacional de Habitação Rural.
Na abertura da plenária, realizada em sala do bloco B2, do campus II da Unoeste, a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima deu as boas-vindas aos participantes. Também falaram o delegado federal do desenvolvimento agrário em São Paulo, José Reinaldo Prates, o coordenador do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), Luís Antônio Barone, e o coordenador executivo do Codeter Pontal, Josenilton Xavier do Amaral ‘Mossoró’.
A eleição definiu as seguintes instituições e membros para o Núcleo Dirigente do Codeter Pontal: Incra - Josenilton Xavier do Amaral; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Epitácio e Caiuá - Fábia Cachoni; e Unoeste - Aparecida José Martines de Oliveira, que também faz parte da Câmara Temática de Organização da Produção e Comercialização. Em outras câmaras, a Unoeste está representada por Graziella Plaça Orosco de Souza, em Direitos e Desenvolvimento Social e Educação e Cultura; e Rosilene Martins Viel na Saúde.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste