CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos irão a final nacional da 20ª Maratona de Programação

Equipe BatUnoeste, formada por 3 estudantes da Fipp, conquista vaga ao ser campeã da fase regional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Alunos irão a final nacional da 20ª Maratona de Programação
Caio Russi, Felipe dos Santos e Guilherme Miranda: campeões da supersede paulista
Foto: Cedida Alunos irão a final nacional da 20ª Maratona de Programação
Estudantes e professores que estiveram na fase regional, em Araçatuba
Foto: Cedida Alunos irão a final nacional da 20ª Maratona de Programação
Fipp sedia 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Informática pela 1ª vez

Caio César Russi (8º termo de Ciência da Computação), Felipe Garcia dos Santos (6º termo de Sistemas de Informação) e Guilherme Henrique Santos Miranda (6º termo de Ciência da Computação) estão a todo vapor nas preparações para a final nacional da 20ª Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A expectativa dos alunos da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste é das melhores, porque a equipe deles sagrou-se campeã na etapa regional, ocorrida neste mês em Araçatuba (SP) – a primeira colocação da BatUnoeste é tanto por esta cidade quanto pela supersede de Araçatuba, Marília e Santos.

A primeira fase da Maratona de Programação, em 12 de setembro, reuniu 639 times de todo o país, dos quais os 62 melhores vão à decisiva, que será em 13 e 14 de novembro em São Paulo (SP). “Participar da fase final significa estar entre os melhores programadores do país e será um potencial diferencial no currículo”, declara Miranda. O estudante lembra que ele e os amigos treinaram muito, inclusive nas férias e nos fins de semana. “Estávamos constantemente nos reunindo com nossos amigos competidores da faculdade e não há nada mais satisfatório do que ver que os resultados dos nossos esforços valeram a pena”.

Segundo a SBC, na Maratona de Programação os competidores têm cinco horas para resolver a maior quantidade possível dentre dez ou mais problemas, promovendo criatividade, trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e capacidade de resolver problemas sob pressão. Miranda acredita que um bom desempenho levará a reais chances de emprego, porque grandes empresas estarão presentes, além do que, enquanto universitário, poderá “conhecer sobre a rotina de estudo e trocar conhecimentos com competidores de nível mundial”.  É a segunda vez que a Fipp chega à finalíssima, que entregará medalhas aos dez melhores e ao vitorioso também um troféu e vaga nas finais mundiais do concurso de programação do ACM International Collegiate Programming Contest.

Além da BatUnoeste, a Fipp participou com mais três equipes na fase regional da Maratona de Programação, acompanhados em Araçatuba pelos professores Dr. Francisco Assis da Silva, Dr. Leandro Luiz de Almeida, Francisco Virginio Maracci, Marcelo Vinícius Creres Rosa e Mário Augusto Pazoti. O diretor da Fipp/Unoeste, Moacir Del Trejo, aproveita para cumprimentar a todos pelo excelente desempenho. “É fruto de trabalho ao longo do tempo dedicado à formação de boas equipes, com treinamentos específicos, como Maratona de Programação da Fipp, realizada na Semana de Computação e Informática (Infoeste), entre outros”.

Made with coffee foi vice com os estudantes Daniel Castriani Santos (Ciência da Computação), Jean Sanches Silva (Sistemas de Informação) e João Vitor Crepaldi Facholli (Computação). A PAF Unoeste, 3ª colocada regional, é formada pelos acadêmicos Leonardo de Almeida Silva (Sistemas), João Paulo de Oliveira Masiero (Computação) e Rafael Jacomeli Chirolli (Computação). Já o CodeCoffee Team terminou no 8º lugar com Augusto César Silva Cruz (Computação), Higor Manoel Lima Correa (Sistemas) e Rafael Junior Henrique Silva (Computação).

Mais notoriedade – A Fipp é destaque nacional também na 17ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Pela primeira vez a Faculdade de Informática da Unoeste sediou a segunda fase da modalidade de iniciação (níveis 1 e 2), no último dia 19, data em que fizeram as provas 19 crianças e adolescentes atendidos pela Fipp no projeto de extensão Programando o Futuro na Escola. O resultado final da OBI 2015 está previsto para ser divulgado em 19 de outubro. Quer saber mais sobre a OBI e o envolvimento da Fipp? Leia aqui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem