Moderno Laboratório de Criação 1 e 2 é instalado na Fipp
Investimento no local, onde cabem 64 alunos, é estimado em R$ 350 mil



Ao entrar nele fica bem claro que você está num ambiente altamente tecnológico, além de visualmente ser muito atrativo! Este é o Laboratório de Criação 1 e 2, o mais novo espaço da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, instalado no bloco H do campus I e recentemente inaugurado. Como o local é considerado multiuso, alunos de todos os cursos da Fipp podem utilizá-lo e em várias disciplinas, com capacidade para atender até 64 estudantes ao mesmo tempo. O investimento feito pela universidade gira em torno de R$ 350 mil.
São oito mesas e quatro bancadas, dois projetores de multimídia, telas de projeção, lousa branca, mesas de criação e moderna divisória retrátil e com isolamento de som, o que permite dividir a sala em duas ou que fique integrada em uma única e ampla. Portanto, comporta duas turmas de até 32 alunos, cada qual tendo aulas diferentes. O ambiente é espaçoso, climatizado, aconchegante, com iluminação ajustada e design criativo e tecnológico. De acordo com o diretor da Faculdade de Informática, Moacir Del Trejo, o Laboratório de Criação 1 e 2 “atende a práticas e oficinas colaborativas para criação e desenvolvimento de diversificado rol de atividades dos seis cursos de graduação da Fipp/Unoeste”.
Os computadores do Laboratório de Criação possuem configurações bastante avançadas. Não têm gabinetes e contam com monitores touch screen (sensíveis ao toque) com telas LED de 23 polegadas e resolução full HD (1.920 x 1.080). Alessa Baptista dos Santos, do 1º termo de Sistemas de Informação, já teve várias aulas no laboratório e ficou surpresa! “Está muito bonito e bem prático! Com o touch os alunos podem, inclusive, desenhar direto na tela”. Leonardo Mantovani Calderan, do 2º termo de Ciência da Computação, cita o conforto como um dos aspectos que mais lhe chamaram a atenção. “Gostei bastante do laboratório! Além de os computadores serem bons, a sala é bonita, o lugar é clean. Conseguimos até interagir mais com quem está do nosso lado por conta que as mesas são redondas”, diz o estudante.
Alessa e Calderan ficaram encantados com a potência das máquinas! Então, em detalhes, conheça como é cada computador do Laboratório de Criação 1 e 2 da Fipp/Unoeste: 4ª geração do processador Intel® Core™ i7-4790S (3.2 GHz expansível até 4 GHz, 8 MB de cache), 8 GB de SDRAM DDR3 a 1.600 MHz, disco rígido 1TB, SATA (7.200 RPM), placa de vídeo AMD, Radeon™ R7 A265 2GB DDR3 e gravador de DVD/CD dual layer (unidade DVD+/- RW 8x). Dentre os vários softwares há o Visual Studio 2013, o Unity, o Premiere Pro e o 3D Max.
Investimentos contínuos – A Unoeste tem empregado muitos recursos na área de tecnologia da informação e em especial em laboratórios de informática e ambientes acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. Na Fipp, por exemplo, “houve grande investimento na substituição por mais de 200 equipamentos de última geração e alta performance em seus inúmeros laboratórios tradicionais de uso exclusivo da área de computação e informática com acesso a internet de alta disponibilidade e velocidade, o que motiva o desenvolvimento de diversificadas práticas acadêmicas e profissionalizantes”, declara Del Trejo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste