Farmácia tem ambientes modernos para prática acadêmica
Unofarma recebeu novos espaços que são utilizados para estágio supervisionado



Conhecer a prática profissional durante a graduação é, sem dúvida, um diferencial para o início da carreira. Visando também o mercado de trabalho, os cursos de graduação da Unoeste aliam a teoria à prática, inclusive com ambientes práticos na própria universidade. Exemplo disso é a Farmácia Universitária, a Unofarma, localizada no calçadão do campus I. Engana-se quem vê por fora e pensa ser apenas um estabelecimento que comercializa medicamentos. É muito mais do que isso! No local, acadêmicos vivenciam vários campos da profissão, como a atenção farmacêutica, manipulação, homeopatia, além da dispensação. No fim do ano passado, a Unofarma passou por reformas e ganhou novos espaços equipados com aparelhos modernos e tecnologia de ponta.
O farmacêutico responsável pelo local, o professor Adriano Falvo, explica que as alterações também atendem a uma tendência mundial, que é a atenção farmacêutica, chamada de acompanhamento farmacoterapêutico. O profissional está mais integrado aos cuidados com o paciente, intensificando o serviço de orientação. “A farmácia começa a olhar um modelo de aplicação diferenciada, onde a dispensação é feita num ambiente mais privativo, o aluno orienta o paciente sobre o medicamento em local reservado, além dos cuidados de aferição de pressão, glicemia e temperatura que seguem protocolos. O usuário percebe que não irá ao estabelecimento apenar comprar o produto, mas também receber orientações importantes para a sua saúde, e, com isso, sai mais satisfeito”.
A Unofarma ganhou as salas de Orientação Farmacêutica (local privativo para conversa com pacientes), de Serviços Farmacêuticos, e o Laboratório de Manipulação que integra ainda os laboratórios de Sólidos, onde é feita a parte de cápsulas; de Semissólidos e Líquidos, onde são feitos os cremes, pomadas e dermocosméticos; de Antibióticos, sendo um ambiente mais restrito; e de Homeopatia. “Todos esses locais são isolados, com troca de ar constante para não ocorrer nenhuma forma de contaminação”, destaca Falvo. A manipulação é realizada pelos próprios alunos, que são supervisionados pela professora Gloriane Izabel Vojciechovski de Oliveira. Falvo conta que existe a proposta de o local ser também utilizado pelos alunos da especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica e do curso técnico em Farmácia, todos da Unoeste.
Caroline Cristiane Ribeiro, 21, do 7ª termo, integra a turma que iniciou o estágio na farmácia universitária neste semestre e frisa que a experiência está sendo surpreendente. Ela conta que também realizam estágio na área de farmácia hospitalar, no Hospital Regional (HR), e na Farmácia Comunitária, também da Unoeste e que está localizada em frente ao HR. “São setores diferentes e na Unofarma a gente consegue passar por vários ramos e podemos conhecer aquele que mais nos identificamos. Ainda não sei exatamente qual área quero seguir, mas gostei bastante da manipulação”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste