CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aplicação de novas tecnologias para eficiência em irrigação

Avanços permitem, além do controle automático, que sejam feitos monitoramento e controle pela internet


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Aplicação de novas tecnologias para eficiência em irrigação
Dra. Patrícia Marques durante a palestra proferida na Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Aplicação de novas tecnologias para eficiência em irrigação
Palestra sobre a importância da pesquisa para o avanço tecnológico
Foto: João Paulo Barbosa Aplicação de novas tecnologias para eficiência em irrigação
Membros do Gepai com a professora Saile, Tiritan e Patrícia Marques

As novas tecnologias estão por toda parte e, em especial, nas atividades agrícolas. Na área de irrigação representa eficiência na oferta de água na quantidade exigida pela planta, sem causar desperdícios e capaz de atender à condição de ambientalmente correto. Entre as inovações encontra-se o desenvolvimento de um sistema de controle adaptativo para a irrigação em ambientes e projetos. O estudo, que envolve também a mecatrônica, teve sua proposta apresentada para estudantes da Unoeste, pela Dra. Patrícia Angélica Alves Marques, pesquisadora vinculada ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq/USP de Piracicaba.

Na palestra “A importância da pesquisa para o avanço tecnológico no Brasil” foram apresentados diferentes métodos de pesquisas em irrigação, com suas vantagens e desvantagens, com abordagem final sobre a pesquisa em andamento, que dá com a utilização de uma rede de sensores sem fios, com atuação inteligente em um sistema de controle em tempo real, de fácil instalação e operação, apresentando ainda a vantagem de reduzido custo. A palestrante atendeu o convite do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Irrigada (Gepai), pelo qual responde a professora Saile Dayani Farias. O evento ocorreu no auditório Primavera, na tarde de sexta-feira (9), no campus II da Unoeste.

Participaram alunos dos cursos de graduação em Agronomia, Agronegócio e técnico em Agropecuária; do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e do mestrado e doutorado em Agronomia. O coordenador da graduação e vice-coordenador da pós-graduação stricto sensu em Agronomia Dr. Carlos Sérgio Tiritan enalteceu a iniciativa do Gepai, agradeceu a palestrante que já foi professora na Unoeste e alertou os estudantes sobre a importância de se ter conhecimento em irrigação, por ser uma área com necessidade de demanda no mercado de trabalho, precisando de profissionais especializados. A palestrante deixou em aberto proposta de parceria para estágios em pesquisas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem