CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Entra na reta final inscrição para dois simpósios ambientais

Eventos em caráter distinto, nacional e regional, são abertos para participação de interessados em geral


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Entra na reta final inscrição para dois simpósios ambientais
Simpósios estão voltados para o desenvolvimento sustentável
Foto: Cedida Entra na reta final inscrição para dois simpósios ambientais
Visita dos integrantes do Neageo ao aterro sanitário de Pirapó
Foto: Cedida Entra na reta final inscrição para dois simpósios ambientais
Caravana da Unoeste que fez visitas ao aterro e propriedades rurais

Restam poucos dias para os interessados em se inscrever no 1º Simpósio Nacional de Meio Ambiente e 4º Simpósio de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. O prazo termina na próxima terça-feira (30), aos participantes sem apresentação de trabalho. Os que irão apresentar tiveram até segunda-feira (22) para se inscreverem. Os 48 trabalhos inscritos passam pela avaliação de comissão científica e até a tarde desta quarta-feira (24) tinham sido aprovados 34, conforme os organizadores.  Os dois simpósios estão inseridos em evento único, que irá de 31 deste mês a 3 de setembro, ou seja: de quarta-feira a sábado da próxima semana.

A participação é aberta para estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação (lato e stricto sensu), professores, pesquisadores, profissionais e demais interessados, podendo ser vinculados ou não a instituições de ensino superior. A programação estabelece ampla discussão sobre questões socioambientais relevantes, em dois focos geográficos: o nacional e o regional. Estarão em debate situações relacionados ao lixo, à saúde e a educação ambiental; perpassando por doenças tropicais infectocontagiosas e as estratégias inovadoras de combate aos agentes transmissores, como é o caso do mosquito Aedes aegypti.

Estão entre os objetivos, apresentar meios que permitam o desenvolvimento territorial sustentável, com lastro em experiências bem-sucedidas pelo Brasil afora, proporcionando novo paradigma. Os organizadores falam no fortalecimento da vigilância epidemiológica, enquanto conjunto de ações voltadas para a produção de conhecimento, detecção e prevenção de fatores determinantes e condicionantes de saúde, seja no plano individual ou no coletivo. Com isso, apontando meios de recomendar medidas capazes de prevenir e controlar doenças. A ampla programação do evento e as inscrições estão disponíveis na homepage da Unoeste, na sessão “Fique por Dentro”.

A realização dos simpósios é de iniciativa do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento (Neageo) e da própria Unoeste. A abertura será com a conferência da pesquisadora da USP Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, sobre “Reflexões em torno dos resíduos sólidos no contexto brasileiro: relevância da pesquisa, desafios da política e gestão ambiental”, às 9h15 na quarta-feira (31) no auditório Primavera, no bloco B3 do campus II da Unoeste.

Trabalho de campo – O Neageo mantém grupo de estudos científicos com encontros quinzenas às quartas-feiras, envolvendo alunos regulares e especiais do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e também alunos de cursos de graduação inseridos em iniciação científica. Periodicamente, são realizados trabalho de campo. O mais recente ocorreu no sábado (20) com visitas no município de Pirapozinho: aterro sanitário e em pequenas propriedades, onde trabalhadores do campesinato desenvolvem as seguintes atividades: turismo rural, horticultura, fruticultura e sericultura. A caravana de alunos foi conduzida e orientada pelo pesquisador Munir Jorge Felício.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem