CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fotografia traduz sentimentos, momentos e provoca reflexões

Unoeste oferece cursos de graduação e pós-graduação em Fotografia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Fotografia traduz sentimentos, momentos e provoca reflexões
A paixão por imagens levou Fernando Gonçalves ao curso de Fotografia, o qual concluiu em dezembro; agora tem planos para cursar especialização na área

Alegria, tristeza, guerra e até a luta pela sobrevivência podem ser vistas por meio de fotografias. Mais do que registrar momentos, as fotos transmitem mensagens, contam histórias e levam a importantes reflexões. Para estarem à frente na captação de imagens com precisão e técnicas, fotógrafos e adeptos dessa prática buscam novos caminhos e conhecimentos.

Como dizia o fotógrafo francês e considerado pai do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson: “a fotografia é capaz de captar uma eternidade instantânea”. Até hoje essa ideia é muito forte, já que a maioria das pessoas acredita que a fotografia vai além de uma imagem, em que a câmera é a extensão dos olhos do fotógrafo e traduz sentimentos e histórias.

“A fotografia é uma construção, permeada pelo olhar e pela ideologia do fotógrafo. Diz muito sobre as coisas que registra, mas também reflete sobre seu tempo histórico e sobre o seu autor”, defende Maria Luisa Hoffmann, doutora em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). A docente convidada da especialização em Fotografia da Unoeste, pontua que as imagens tomaram um lugar muito importante na vida das pessoas. “Seu poder vai além de uma reflexão. Por exemplo, o registro do menino sírio de 3 anos, Alan Kurdi, que morreu afogado, levantou o debate sobre os refugiados e fez com que alguns países repensassem a postura de acolher ou não essas pessoas”.

Hoje, mais do que nunca, a fotografia tem o poder de comunicar e persuadir.  “Estima-se que a cada dois minutos se produz a mesma quantidade de fotografias do que as originadas em todo o século 19. Isso explica o sucesso das redes sociais de imagens, principalmente entre os jovens”, reflete Maria Luisa. Ela acredita que o bom fotógrafo é aquele que constrói mensagens ricas e bem compostas. “Não é somente dominando a técnica que fazemos boas imagens, temos que buscar outras visões e informações como história ou iluminação, além de conhecer o trabalho de outros fotógrafos”.

VestVerão 2017 – O curso superior de tecnologia em Fotografia da Unoeste está entre as 47 graduações com vagas oferecidas no Vestibular de Verão da Unoeste. As inscrições vão até o dia 24 deste mês e a prova será no dia 28, no campus II. Saiba mais sobre esse curso no site.
 
Upgrade na carreira – A Unoeste também oferece a especialização em Fotografia. “Existe um interesse crescente por diferentes profissionais que buscam uma qualificação nesse segmento. Por isso, oferecemos a oportunidade da aquisição de conhecimento por meio de professores e profissionais que atuam na área”, diz a coordenadora Carolina Costa Mancuzo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem