CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Medicina fazem Teste de Progresso Unificado

Prova, que tem o objetivo de avaliar o conhecimento dos acadêmicos, contou com a participação de cerca de 1,3 mil acadêmicos da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Alunos da Medicina fazem Teste de Progresso Unificado
Estudantes responderam 120 questões de múltipla escolha sobre as áreas fundamentais da Medicina
Com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes do curso de Medicina ao longo da graduação, foi realizado, na tarde desta quarta-feira (4), o Teste de Progresso Unificado (TPU). A prova, aplicada desde 2013 na Unoeste, conta com 120 questões de múltipla escolha e abrange as áreas fundamentais da Medicina, como ciências básicas, saúde coletiva, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência, pediatria e saúde mental.

De acordo com a professora e coordenadora do Núcleo de Avaliação do curso de Medicina, Gisela Nunes Gea, além da Unoeste, outras cinco instituições fazem a prova no mesmo dia e horário. “O TPU é realizado desde 2010 e funciona através de um consórcio entre as faculdades de Medicina do ABC (FMABC), Jundiaí (FMJ), Catanduva (Fameca), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Unoeste”, explica.

A professora salienta que alunos do 2º ao 6º ano participam da avaliação e que todos eles fazem a mesma prova, com o mesmo conteúdo. “A finalidade do teste é avaliar nas instituições participantes os conteúdos, módulos e disciplinas, com base no desempenho dos estudantes. É útil para identificar áreas que necessitam promover mudanças, tendo em vista o constante aperfeiçoamento do curso. Não tem como objetivo aprovar, selecionar ou classificar os estudantes, porém, pode proporcionar-lhes contínua autoavaliação”, conta.

Através dos resultados, que são informados de maneira individual e sigilosa para cada participante, os alunos podem verificar acertos e erros em cada questão, observando seu progresso e suas deficiências, assim como acompanhar seu desempenho em relação à sua turma e entre os alunos do consórcio. “Essa prova tem proporcionado a alguns acadêmicos pontuações extras em programas de residência. Algumas instituições consideram os resultados do TPU como parte do processo seletivo”, revela Gisela.

Participaram da prova aproximadamente 1,3 mil acadêmicos do curso de Medicina da Unoeste. Além de autoavaliação, pontos extras em programas de residência, os participantes terão acesso a um certificado, que será disponibilizado posteriormente pela empresa responsável pelo consórcio.

Resultado – O gabarito comentado e com as referências bibliográficas das questões do TPU será disponibilizado pelas instituições participantes aos alunos nos próximos 15 dias, aproximadamente. O certificado e o resultado final, com a nota individual, serão disponibilizados em 30 dias, através da plataforma virtual Aprender.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem