CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina do trabalho realiza prevenção ao câncer de próstata

Ações oferecem orientação, aferição da pressão, teste de glicemia, avaliação do peso ideal e massagem rápida


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcelo Gomes Medicina do trabalho realiza prevenção ao câncer de próstata
Realização do Novembro Azul na Unoeste

Em atenção à campanha mundial Novembro Azul, que estimula os homens a cuidarem da saúde com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (Sesmt) da Unoeste promoveu ações para os trabalhadores da instituição, realizadas em duas etapas: nesta quarta-feira (22) e no dia 1º deste mês. Entre os cânceres, o de próstata é o segundo maior em causa mortes, apenas atrás do de pulmão. São 61 mil novos casos por ano, dos quais resultam em 13 mil mortes, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Iniciado em 2003 na Austrália, o movimento que se espalhou pelo mundo está relacionado a duas datas transcorridas em novembro: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17) e Dia Internacional do Homem (19). No Brasil, tem ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27). Em Presidente Prudente, a Unoeste tem envolvimento interno e externo. No dia 1º atendeu trabalhadores do campus I, utilizando o espaço do teatro de arena. Agora, foi no campus II, em dois locais: em frente ao Hospital Veterinário e em uma das quadras do Centro Esportivo.

Terça (21) e quarta-feira (22) desta semana uma equipe do curso de Medicina desenvolveu ações sobre o câncer de proposta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Álvares Machado, com orientação das professoras Denise Vasconcelos e Luciana Vasconcelos. Na próxima terça-feira (28), outras equipes farão as mesmas ações em sete unidades prudentinas, conforme a professora Elenice Morini. Para os trabalhadores da Unoeste foram prestados os seguintes serviços: aferição da pressão arterial, teste de glicemia (diabetes), avaliação do índice de massa corporal (IMC), massagem rápida, limpeza facial e orientação à prevenção ao câncer de próstata.

Para o auxiliar de docência na clínica de grandes animais, Crisan César de Siqueira, é sempre bom saber se a saúde está em dia e também receber orientação mesmo aos 23 anos de idade, mesmo que a doença apresente maior incidência a partir dos 50. Ele e todos os demais atendidos pela campanha responderam perguntas de um questionário sobre saúde do homem, cujos dados serão tabulados por estudantes de Medicina e encaminhados ao Sesmt, de acordo com a professora Márcia Bueno. Uma das finalidades será oferecer orientação nutricional individual, pelo curso de Nutrição.

O estudante Leonardo Mamede, mineiro de Iturama e que está no 3º termo de Medicina, disse que ações como essa são importantes para promover aproximação com a prática. “Acho que quanto mais a gente pratica, mais a gente grava [assimila] o conteúdo. Assim não esquecemos”, comentou. A assistente social do Sesmt, Valéria Cristina dos Santos Rodrigues, avaliou como bastante positiva a adesão dos trabalhadores, especialmente levando em consideração de que os homens são resistentes em procurar pelos serviços de saúde e ainda existe preconceito em relação ao toque retal.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem