CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Construção da imagem é essencial no mercado de trabalho

Pesquisas apontam que a imagem pode valer mais que o currículo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Construção da imagem é essencial no mercado de trabalho
Especialista em visagismo, Joandele falou sobre a construção da imagem voltada ao gestor comercial e administrador de empresas

A primeira impressão é a que fica? A imagem pode valer mais que o currículo? Fato é: “um bom marketing pessoal depende de uma excelente estratégia de imagem”. Esses foram alguns dos assuntos discutidos na palestra ministrada pela professora especialista em visagismo, Joandele Cristina da Silva Barcelos, para alunos de Gestão Comercial e da Administração da Unoeste. A atividade foi realizada ontem (15), no auditório Azaleia, na data que se comemorou o Dia do Consumidor.
 
A palestra abordou sobre a construção da imagem voltada ao gestor comercial e administrador de empresas. Conforme Joandele, esses profissionais precisam transmitir uma imagem formal e séria, visando a credibilidade. “Sem dúvida, você é sua melhor marca! Pesquisas mostram que muitas vezes a imagem vale mais que o próprio currículo. Na hora da entrevista, por exemplo, se não se atentar à sua imagem, você pode não fidelizar aquilo que está no currículo, então a sua imagem pode transmitir credibilidade e potencial, o que pode ser um diferencial neste mercado tão competitivo”.
 
Para construir a imagem que deseja existem alguns truques, como a escolha do vestuário, cores de roupas, acessórios, cortes e cores de cabelo, dentre outros aspectos. “A construção da imagem é quando você projeta aquilo que quer transmitir. É possível manipular isso a partir de algumas escolhas na aparência”, pontua. Não significa deixar de ser quem você é, pois há diferença entre as imagens pessoal e a empresarial.  “O funcionário deve vestir a camisa da empresa! Então, se a pessoa é mais despojada, gosta de um cabelo mais dramático ou de tatuagens, numa empresa formal ele precisa se vestir de acordo. Fora dali pode seguir com a sua opção sem problema algum”, enfatiza.
 
O coordenador do curso de Gestão Comercial, Dr. Wilson Roberto Lussari, destacou que o tema da palestra tem grande relevância para os futuros profissionais. “Hoje, o nosso maior desafio é saber que “cara” o gestor deve ter para vender sua imagem, a imagem da empresa e do produto ou serviço, pois ele é a construção dessa relação junto ao cliente. A técnica é importante, o conhecimento é essencial, mas precisamos ter um olhar lateral, ver o que está acontecendo e como podemos enriquecer nossas habilidades e competências, até para nos tornarmos mais competitivos”.
 
Para a estudante do 6º termo de Administração, Camila da Silva Batista, o tema contribuiu muito para o seu crescimento profissional. “Sabia da importância da escolha da roupa, mas nunca pensei que a cor da blusa, por exemplo, pode transmitir algo. Daqui a pouco estaremos no mercado de trabalho e precisamos saber como devemos atender às exigências do mercado, em todos os aspectos”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem