CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada de Medicina Esportiva desdobra tema na área da saúde

Palestras multidisciplinares integram especialidades; evento segue até próxima sexta (24), no Teatro César Cava


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Jornada de Medicina Esportiva desdobra tema na área da saúde
Serão realizadas duas palestras por noite no Teatro Cesar Cava, no campus I

A atividade física e o esporte podem ser grandes aliados e influenciar positivamente a vida das pessoas, saudáveis ou não. Para isso, profissionais da saúde trabalham praticamente em conjunto na construção de um plano individual para cada paciente. Com a premissa de reunir mais conhecimento sobre o assunto, a 1ª Jornada de Medicina Esportiva, organizada pela Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva da Unoeste, teve início na noite dessa quarta-feira (23), no Teatro César Cava, campus I da universidade. O evento segue nesta quinta (23) e sexta (24), sempre com início às 19h30.
 
Com a finalidade multidisciplinar, a jornada tem 300 inscritos, 12 convidados e interesse em aprofundar este tema que vem evoluindo no país, como explica o presidente da liga acadêmica, Mateus Tramontini Tunes, do 8º termo do curso de Medicina. “Fizemos pesquisas em outras instituições e aqui não tinha esse campo. É uma área com muita notoriedade, está em crescimento”. Visão abraçada por estudantes dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Psicologia, que também participam do evento. “Passamos em todos os cursos e fomos bem recebidos, tivemos o respaldo dos professores, daí investimentos em trazer profissionais renomados”, destaca Tunes. 
Foto: Gustavo Justino Palestrantes Fábio Lira e Gabriel Carapeba com os integrantes da liga acadêmica
Palestrantes Fábio Lira e Gabriel Carapeba com os integrantes da liga acadêmica

 
Quem teve a responsabilidade de ministrar a primeira palestra da primeira edição da jornada foi o médico e diretor Administrativo da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba. Mestre em tratamento de oesteoartrose – doença degenerativa das articulações – aproveitou sua especialidade para falar sobre a atividade física no idoso. Ressaltou a importância do trabalho multiprofissional para lidar com o dia a dia do paciente, usando da atividade física para alavancar o bem-estar físico. Carapeba parabenizou ainda o trabalho da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva pela iniciativa. “A ideia foi muito bacana, o tema escolhido é muito atual e os palestrantes têm especialidades que se encaixam”, conta. 
 
Logo em seguida subiu ao palco do teatro o professor PHD e pesquisador da Unesp, Fábio Santos de Lira, que trouxe a palestra sobre “Resposta anti-inflamatória induzida pelo exercício físico”. Responsável por chefiar um laboratório de fisiologia e imunometabolismo do exercício físico, o docente apresentou pesquisas, dados e gráficos comprovando os benefícios das atividades agindo como uma resposta a anti-inflamação. “Mostrou que se o paciente for engajado pode ter uma melhora em cerca de seis semanas”.
 
Mas não para por aí. A Jornada de Medicina Esportiva continua nesta quinta (23), com palestras do especialista em ortopedia, traumatologia, artroscopia e medicina esportiva, João Alberto Artoni. Além do atleta paraolímpico Gustavo Araújo, medalhista e recordista na Paralímpiada de 2016. Na sexta-feira (24), a atração será o renomado cardiologista Nabil Ghoayeb e Rogério Padovan, pós-graduado em medicina do esporte e especialista em nutrologia. As palestras ocorrem no Teatro César Cava, a partir das 19h30.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem