Mercado de comunicação necessita de profissionais híbridos
Consultora de Mídias Sociais mostrou exigências profissionais e repórter ressaltou a necessidade de rigor nas técnicas jornalísticas

As duas primeiras palestras da 22ª Semana de Comunicação da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp/Unoeste), realizadas na segunda (8) e terça-feira (9), focaram na necessidade dos novos profissionais estarem aptos a atuar de forma integrada e com muito respeito às técnicas profissionais.
Simpática e bem-humorada, a consultora e professora de mídias sociais, Liliane Ferrari, enfatizou na abertura da semana a importância do profissional de publicidade e propaganda e do jornalista em compartilharem seus conhecimentos. O mercado de trabalho na internet tem procurado cada vez mais por profissionais híbridos. “Fazer conteúdo digital não é fazer propaganda, é fazer conteúdo mesmo, saber o que as pessoas querem”, defendeu. Para ela, a integração será cada vez mais necessária para que os clientes se satisfaçam com uma comunicação completa.
A coordenadora do curso de Jornalismo da Facopp, Carolina Costa Mancuzo, concordou com a posição de Liliane. "O desejo de consumir tem que ser tanto jornalístico quanto publicitário. Não dá para falar hoje que você é uma coisa só, você precisa transitar, quanto mais transitar entre áreas, melhor você é”. A aluna Julhia Marqueti, 19, do 3º termo de Jornalismo, disse que o assunto abriu seus horizontes em relação a sua carreira. "Isso me ajudou a pensar não só no meu curso, mas na minha profissão, sabendo que preciso lidar também com a prática de publicidade, ter esse olhar voltado para os dois mercados que é tão amplo lá fora”.
Liliane contou aos alunos algumas de suas experiências fora do campo tradicional de formação e dos aprendizados que tirou dessas oportunidades. Para ela, o importante é entender que existem fases na vida, degraus para subir, que é uma trajetória necessária e benéfica. "Algumas pessoas podem te dizer que é difícil, muito concorrido, mas pense no seguinte, você é você, segue seu caminho. Sua vivência é o seu diferencial".

Futuro do Jornalismo – Na terça-feira, Andrei Kampff, repórter esportivo da TV Globo, abordou o tema "A Grande Reportagem no Jornalismo Esportivo", discutindo entre outros tópicos se a área de esportes é mais entretenimento do que jornalismo propriamente dito. “Como é um nome composto, penso que devemos honrar o primeiro nome, a informação. Daí a nossa necessidade em sermos muito rígidos com a apuração”, disse.
Aproveitando o gancho, apesar da explosão das redes sociais, o trabalho do jornalista vai continuar sendo indispensável. "É ele quem apura, faz as perguntas certas e procura pelas respostas certas", disse. Para a professora da Facopp, Thaisa Bacco, a apuração é fundamental, corresponde a 50% da prática jornalística. "A tecnologia tem facilitado o processo de produção jornalística, e essa facilitação, muitas vezes, pode gerar um sentimento de que não há necessidade de aprofundamento". A aluna Maria Julia Meyer, 23, do 6° termo de Jornalismo, apaixonada por esportes, diz que a palestra foi um grande estímulo para seus desejos. "Quanto mais ouço sobre isso, mais reforço que essa é minha área de atuação".
Workshop – Nesta terça-feira também teve início a sequência de workshops. O fotógrafo Thomas Aguilera, apresentou o tema "Fotografia de Moda Infantil". Compartilhou seus conhecimentos, rotina em estúdio, dicas e respondeu às dúvidas dos alunos. Dar palestras ou workshops para discentes é algo novo na vida de Thomas, que ficou muito feliz com a oportunidade. "Acredito que pude mostrar um pouco do meu trabalho para eles sentirem a dinâmica de um estúdio". André Luiz Monteiro, 20, aluno do 4° termo de Publicidade e Propaganda, disse que o workshop contribui para agregar conhecimento. "Eu tinha muitas dúvidas sobre produção. O que me chamou muita atenção foi a direção de modelos, porque eu trabalhei só com adultos e vi que é muito diferente com crianças".
Saiba Mais – A Semana de Comunicação segue até sexta-feira (12). Confira a programação completa neste link.
Por Tainá Cassiana, da Assessoria de Imprensa Facopp.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste