CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Tecnologia auxilia quem precisa aliar estudos e trabalho

Maternidade conectada: para estarem mais próximas dos filhos, acadêmicas utilizam a tecnologia como importante ferramenta


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Tecnologia auxilia quem precisa aliar estudos e trabalho
Camila e Giovanna usam as redes sociais para estarem mais próximas dos filhos

Antenadas e multifacetárias! Assim são as mães de hoje, que para lidar com as diversas funções, utilizam as redes sociais em busca de informações sobre a criação dos filhos e, também, para se conectar a eles. Na Unoeste, a maternidade também está presente, fazendo com que as mães que estudam na universidade, tenham a tecnologia como aliada.
 
Giovanna de Paula Lima cursa o 8º termo de Fisioterapia e Camila Dutra de Souza Francisquini faz doutorado em Fisiopatologia e Ciência Animal. Além de serem alunas da Unoeste, elas têm outra característica em comum: a maternidade! Para conciliarem a rotina acadêmica com a criação dos filhos, utilizam a tecnologia como aliada.
 
Mãe de primeira viagem, Giovanna tem uma rotina apertada, mora em Martinópolis e estuda em Presidente Prudente. São as redes sociais que a deixa mais perto do filho, Emanuel, de 8 meses. “Enquanto estudo é a minha mãe que fica com o meu bebê. Estou sempre em contato, perguntando como ele está, pedindo fotos e vídeos”. Ela conta que integra grupos de WhatsApp. “Um deles foi formado ainda na maternidade com diversas mães da região e outro é da minha cidade com mães de primeira viagem. Compartilhamos experiências e dúvidas sobre temas como medicamentos e alimentação”.
 
A tecnologia também auxilia a bióloga e doutoranda Camila, mãe da Flávia, de 9 anos, e grávida de 9 meses do Álvaro. Ela revela que ficar longe não é fácil, mesmo que seja para estudar. “Estou me organizando ao máximo para deixar tudo pronto antes do meu bebê nascer, para depois poder trabalhar mais vezes da semana em casa, no computador. O apoio dos meus pais e do meu marido para conquistar êxito profissional e cumprir meu papel de mãe é fundamental”. Reuniões em videoconferência, troca de e-mails com o orientador ajudam a estudante. “Quando viajo para participar de eventos científicos ou por conta do meu projeto de pesquisa, busco interagir com a minha filha pelas redes sociais e chamadas de vídeos. Utilizo aplicativos para me informar sobre a gestação e educação da Flávia”.

Netquetas – Luciana Salesi, docente da Unoeste comenta que a convivência harmônica no ambiente virtual é possível por meio de recomendações chamadas de netquetas:
 
- Evite enviar mensagens exclusivamente em letra MAIÚSCULA, com grifos exagerados. Essa prática é compreendida como se você estivesse gritando.
 
- Não use recursos de texto em excesso como cores, tamanho da fonte e tags especiais.
 
- Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado. Caso alguém seja grosseiro com você, ignore-o.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem