Inovação eleva serviços do Laboratório de Análises Clínicas
Dez meses após mudar de endereço, o posto de coleta do laboratório registra alto número de atendimentos prestados; ele fica localizado na via lateral do Hospital Regional

A missão é nobre. Além de capacitar e qualificar os futuros profissionais da saúde, o Laboratório de Análises Clínicas “Dr. João Carlos Grigoli” da Unoeste realiza exames. Desde que o posto de coleta mudou de endereço, a cerca de 10 meses atrás, mais de 37 mil pacientes foram atendidos e passou de 320 mil o número de exames realizados.
Os números falam por si só, mas a ideia é que falem mais. Para alavancar os serviços prestados, um novo e moderno equipamento analisador hematológico já está potencializando os trabalhos realizados. A máquina é responsável por exames relacionados ao hemograma, tais como o de hemoglobina, contagem de plaquetas, hematócrito, entre outros. A diferença é que ele triplica o número de amostras realizadas por hora, de 50 para 150, tudo num intervalo de 50 segundos.

Só para se ter uma ideia, no mês de julho 4.777 pacientes receberam atendimentos e foram realizados 44.357 exames. Desde a mudança de endereço do posto de coleta, últimos 10 meses, a média de atendimentos oferecidos aos pacientes é de 3.754 por mês, e 32.294 testes realizados no período. Resultado de um trabalho em conjunto com a gerência dos laboratórios e o aval da reitoria da Unoeste. “É importante ressaltar que sempre tivemos o respaldo da instituição”, pontua Lígia.
Vale ressaltar que no início de agosto, o Laboratório de Análises Clínicas conquistou o selo de qualidade de acreditação pelo Sistema Nacional de Acreditação junto ao Departamento de Inspeção e Credenciamento de Qualidade (DICQ), se tornando o primeiro laboratório-escola do Estado de São Paulo e o segundo do país a receber a oficialização. O posto de coleta do laboratório funciona na via lateral do Hospital Regional e atende de segunda a sexta, das 6h30 às 17h.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste