CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trabalhadoras passam por prevenção ao câncer de colo uterino

Ação realizada pelo Seesmt tem apoio da unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trabalhadoras passam por prevenção ao câncer de colo uterino
Cadastro das trabalhadoras, antes de realizar o exame clínico

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste realiza a Campanha de Prevenção de Colo Uterino 2017, com atendimento voltado as trabalhadoras do setor de higiene e limpeza. Para promover acesso mais fácil a esse tipo de precaução, o atendimento é feito com a unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), instalada no ônibus da Fundação Hospital Regional do Câncer, da Santa Casa de Presidente Prudente.

A assistente social Valéria Cristina dos Santos Rodrigues comenta que facilitar o acesso é muito significativo, inclusive para amenizar a resistência que as mulheres têm em fazer esse exame clínico, assim como ocorre com os homens em relação ao câncer de próstata. Conta que pela primeira vez foi possível conseguir o agendamento do ônibus, com a previsão já para o ano que vem, no sentido de construir uma cultura de aceitação capaz de duplicar ou até triplicar os atendimentos na próxima campanha.

Na terça-feira (19), o serviço foi prestado às trabalhadoras do campus I e nesta terça-feira (26) ocorre no campus II, com o ônibus estacionado numa área entre o salão do Limoeiro e o Bloco B-I. Nos dois casos o atendimento foi programado das 9h às 16h, com intervalo das 12h às 13h para almoço. Nos dois dias houve aferição de pressão arterial como ação de acolhimento, para deixar a mulher mais a vontade. No primeiro dia ocorreu a contribuição do curso de Estética e Cosmética.
Foto: João Paulo Barbosa Laurentino, Danussa, Valéria, Walma e Maryele
Laurentino, Danussa, Valéria, Walma e Maryele


Conforme a professora Rosângela Cristóvão Ferreira, foi feita higienização e massagem facial, aplicação de protetor solar e orientação de prevenção ao câncer de pele; pelo projeto de extensão “Os cuidados estéticos contribuindo na autoestima da comunidade”, que é voltado para várias ações externas ou internas no âmbito da universidade. A prevenção do câncer de colo uterino reuniu uma equipe multifuncional.

Pela AAPC atuou a enfermeira Walma Fontolan Ferraz e pelo Seesmt, além de Valéria, os técnicos de enfermagem do trabalho André Laurentino e Maryele Cicea Alves Cardoso, além da técnica de segurança do trabalho Danussa Karla dos Santos Marques.

A campanha está cadastrada junto a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e inserida nas atividades vinculadas à 13ª Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e com adesão da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem