CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acolhimento a alunos contribui no desenvolvimento acadêmico

Serviço é prestado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante e contempla ainda pais de alunos, coordenadores e professores da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Acolhimento a alunos contribui no desenvolvimento acadêmico
Franciele Pereira é a psicóloga responsável pelo serviço de acolhimento; setor está localizado no campus II

A aprovação no vestibular é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da vida de um estudante. Trata-se de um passo decisivo e, por isso, gera algumas inseguranças para o jovem, afinal, nenhuma etapa escolar se compara ao universo acadêmico. Para minimizar o impacto dessa mudança na vida do ingressante, a Unoeste disponibiliza o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), tendo como um dos serviços oferecidos o acolhimento aos alunos e seus familiares.
 
A psicóloga responsável pelo serviço, Franciele Pereira, explica que além do acolhimento, o setor também fornece informações gerais a pais ou responsáveis, coordenadores e professores da universidade. “No caso de alunos, é realizado o atendimento no setor, conforme a necessidade de cada um. Quando observado alguma situação que envolve questões emocionais é realizada orientação e alguns casos são encaminhados para os serviços especializados”.
 
Dentre as informações prestadas pelo NAE estão as relacionadas aos atendimentos de emergência, orientação para apoio psicológico e/ou psicopedagógico, meios de transporte, imobiliárias, hospedagem e demais infraestruturas disponíveis na cidade. “Incluem, ainda, apoiar departamentos e acadêmicos em momentos de crise; auxiliar o coordenador do curso ou realizar o contato com a família quando solicitado; acompanhar casos de alunos atendidos no ambulatório da instituição, que envolvem questões emocionais; e realizar encaminhamentos ao Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (Suapp), Clínica de Psicologia e Ambulatório”, comenta Franciele.
 
A psicóloga ressalta a importância desse apoio, principalmente ao perceber as mudanças em dois momentos: “no ato do atendimento, através da escuta e acolhimento, os alunos se sentem aliviados e mais confiantes; e quando retornam ao setor para agradecer e informar que estão bem. Têm casos que procuram pelo acompanhamento médico”, conta.
 
Serviço – Além do acolhimento, o NAE também disponibiliza a Central de Estágio. O núcleo está localizado no campus II, no bloco B3, piso 3. Em período letivo funciona das 12h30 às 17h e das 18h30 às 22h. Mais informações pelo telefone (18) 3229-3258 ou pelo e-mail nae@unoeste.br.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem