CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Enfermagem ampliam conhecimento nas férias

Os tradicionais cursos de férias realizados pela graduação movimentam o campus I


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Alunos da Enfermagem ampliam conhecimento nas férias
Atividade prática no Laboratório de Habilidades e Simulação

Para ampliar o conhecimento vale até abrir mão das últimas semanas de férias. É isso que pensaram alunos da Enfermagem ao se inscreverem para as oficinas com temas específicos na área da saúde, que começaram nessa terça-feira (16) e vão até 31 deste mês. Oportunidade para os futuros profissionais que querem aprender mais, e o melhor, é tudo gratuito. As atividades utilizam como metodologia a teoria e a prática, sendo realizadas no campus I, em auditórios e laboratórios.
 
“Oferecemos os minicursos nesse período há alguns anos e sentimos a motivação dos alunos. Todas as atividades têm boa adesão e acreditamos ser uma ótima experiência para estudantes e docentes. Nosso diferencial é inovar sempre, oferecendo momentos diferentes aos  alunos, este é um dos motivos pelos quais fomos considerados o melhor curso de Enfermagem particular do país pelo último Ranking Universitário Folha (RUF)”, afirma a coordenadora da graduação, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto.
 
Nessa terça (16), a maratona de atividades teve início com a oficina de cuidados de enfermagem em fissuras labiopalatinas, ministrada pela professora Caroline Brandão, que terminou nesta quarta-feira com aula prática no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim). Essa oficina abordou as más-formações faciais e, com foco na multidisciplinaridade, ofereceu ferramentas para que alunos aplicassem cuidados integrais à pessoa com essa má-formação. 
 
A docente falou sobre a importância de buscar meios para prevenir a fissura labiopalatina. “A chance de que essa má-formação ocorra por questões de herança genética fica em 20% a 35% dos casos, sendo que é importantíssima a influência de fatores fenótipos (genética + fatores ambientais) nesta etiologia. Assim, ações como realizar a utilização do ácido fólico nos primeiros meses de gestação, realizar pré-natal, prevenir infecções como rubéola e infecção urinária, entre outros fatores como utilização de medicação teratogênica e exposição à radiação, têm um potencial substancial de prevenção das fissuras labiopalatinas”.
 
Foto: Mariana Tavares Professora Coroline Brandão durante oficina de cuidados de enfermagem em fissuras labiopalatinas
Professora Coroline Brandão durante oficina de cuidados de enfermagem em fissuras labiopalatinas
No LHabSim, os estudantes participaram da aula prática, que teve a utilização de um manequim de média fidelidade, um bebê confeccionado com características estéticas realísticas e com peso real, mantendo uma fissura labial. “Foi apresentado um caso de uma mãe, que acabou de dar a luz uma menina e não sabia que a criança possuía a má-formação facial. Essa mãe apresenta-se desorientada e vai receber orientações e demonstrações de cuidado com o bebê. Os alunos, com apoio docente, baseados em materiais e atividade de metodologia ativa, produziram conteúdos informativos para servir de apoio à prática”. Caroline salienta que o profissional da enfermagem deve estar preparado para casos como esse, “pois ele atua do planejamento familiar e aconselhamento genético até o acompanhamento pré-natal, e orientações de controle dos fatores ambientais que estejam relacionados com a etiologia desta má-formação”, salienta.
 
Programação – As atividades continuam na próxima semana, com oficinas que ocorrerão simultaneamente. Os temas serão os seguintes: Primeiros Socorros (de 23 a 26 de janeiro); Assistência Materno-Infantil na Atenção Primária (25 e 26 de janeiro); Avaliação Global do Idoso (de 23 a 26); e O Olhar Multiprofissional do Paciente Crítico (de 29 a 31).
 
Estude na Unoeste – E para quem se interessa pela área da saúde, Enfermagem é um dos cursos com vagas oferecidas no Vestibular de Janeiro, com prova no dia 26 deste mês. Não perca tempo e comece a estudar neste ano na 5ª melhor universidade particular do Brasil. Inscreva-se para o processo seletivo no site.


Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem