Engenharia mecânica é área promissora no mercado
Formação é opção no Vestibular 2019 da Unoeste; prazo de inscrição para o processo seletivo está aberto

Uma publicação recente da Época Negócios revela o ranking das carreiras que tiveram uma evolução positiva no segundo trimestre de 2018, desenvolvido pela Freelancer.com – plataforma voltada para o mercado de autônomos. No material denominado Quarterlay Freelancer Fast 50, destacou-se as oportunidades para a área das engenharias, dentre elas, a mecânica que está entre os jobs mais promissores. Atendendo a essa tendência de mercado, a Unoeste traz a opção do curso de Engenharia Mecânica no Vestibular 2019, que está com prazo de inscrição aberto.
O coordenador Cesar Daltoé Berci explica que no mundo em transformação, protagonizado pela Revolução Industrial 4.0, inúmeras profissões estão mudando ou sendo extintas em função do surgimento de novas tecnologias. Ele explica que, historicamente, o engenheiro mecânico surgiu durante a primeira revolução industrial. “Este profissional tem a missão de desenvolver, projetar, construir e supervisionar todos os tipos de máquinas industriais. Com o passar do tempo, incorporou diversas outras atividades ligadas aos processos produtivos e de gestão”.
Ele comenta que a profissão é muito requisitada e bem remunerada, tanto no Brasil, quanto nos demais países. “Segundo a consultoria Robert Half, os engenheiros com visão de negócios e que sabem lidar com funcionários e fornecedores tendem a receber os salários mais altos, algo em torno de R$ 45 mil mensais para cargos de diretoria”.
Berci acrescenta que, os principais nichos de trabalho do engenheiro mecânico são as indústrias geral, automobilística, aeronáutica, naval e petroquímica. “O profissional pode atuar também na construção civil, por meio do acompanhamento de obras e da elaboração de projetos de estruturas e sistemas de climatização, bem como em bancos e organizações financeiras, na elaboração de modelos de mercados e pesquisas financeiras baseadas em dados técnicos”.
Sobre a graduação ofertada pela Unoeste, o coordenador explica que está plenamente alinhada com o desenvolvimento tecnológico, capaz de tornar o acadêmico um dos protagonistas dessas transformações. “A formação em Engenharia Mecânica oferece uma educação de excelência dentro das engenharias, embasada em aulas dinâmicas e participativas, incluindo também a execução de projetos e práticas de laboratório”.
Para quem tem interesse pela área, ele afirma que, assim como outras engenharias voltadas para a tecnologia, as disciplinas básicas estão ligadas ao estudo da física e da matemática. “Essas áreas são fundamentais para entendimento dos fenômenos físicos. Além disso, o acadêmico terá contato com a computação, que também é importante para este profissional”.
Berci pontua que a infraestrutura da Unoeste garante que o acadêmico tenha acesso ao que há de mais moderno e completo. “Os futuros profissionais contam com diversos espaços como a biblioteca com mais de 250 mil exemplares e os laboratórios de fabricação mecânica, máquinas, eletrônica, fluídos e pneumática, sistemas e simulação e, também, de automação e controle”.
Serviço – O curso de Engenharia Mecânica tem a duração de 10 semestres (5 anos) e é ofertado nos períodos noturno e matutino. Aproveite! Agora é a sua chance de trilhar o caminho para o sucesso profissional. Inscreva-se no Vestibular 2019 da Unoeste. Mais informações sobre o processo seletivo no site da universidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste